Chegou o novo gigante da TAP: conheça o mais recente Airbus por dentro

  • ECO
  • 20 Junho 2018

Capacidade do A330 900neo é de 298 passageiros. Assentos poltronas reclinam e permitem dormir na horizontal, têm entradas USB, os ecrãs são ajustáveis e têm comandos para regular a temperatura.

O Hangar 6, em Lisboa, albergou temporariamente o avião A330 900neo, a nova adição à frota da TAP. Foi o local escolhido para a sua apresentação esta terça-feira. Mas não foi só conversa, os convidados puderam também entrar no avião para ver o modelo por dentro.

Enquanto não começavam os discursos, circulavam hospedeiras de bordo com aperitivos para os presentes, que olhavam curiosos para o avião à sua frente. Várias personalidades, como o ministro Planeamento, Pedro Marques, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e Fernando Pinto, ex-presidente da TAP, figuravam entre os convidados

Antonoaldo Neves desviou os olhares quando deu início às apresentações, do “modelo inovador” que representa uma nova etapa para a companhia aérea nacional. Tem uma nova versão da cabine Airspace, incorpora a última geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica.

Eric Schulz, diretor comercial da fabricante Airbus, lembrou que a estrela da noite não foi apenas A330 900neo. Isto porque a construtora também entregou outra aeronave à TAP, que está a remodelar a sua frota. Schulz deixou um aviso bem humorado a Antonoaldo: “Hoje são dois aviões num dia, mas não vai ser sempre assim”. O objetivo da companhia é adquirir cerca de 100 aeronaves, onde incluem 21 aparelhos A330-900 neo, sete dos quais este ano, num calendário de entregas que deverá estender-se por dois anos.

Terminados os discursos foi altura de subir a bordo e conhecer “o avião wide body mais eficiente no mercado“, com uma poupança de combustível de 14% por cadeira. O primeiro grupo a entrar era composto pelos executivos da TAP, Airbus e membros do Governo presentes, Pedro Marques e Guilherme d’Oliveira Martins.

Começando pela cauda, Antonoaldo apresenta a zona verde: da classe económica. “É mais apertada, mas não é uma grande diferença. Está melhor do que antes. Por exemplo isto já não cai”, diz, referindo-se ao apoio de braço.

As filas de bancos estavam vazias mas a capacidade do avião é de 298 passageiros. Mesmo assim, quem passava ia-se sentando para testar e experimentar como seria voar naquele aparelho. O conforto e extras vão aumentando à medida que se avança, mas o design mantém-se. Esteve ao cargo da Almadesign, uma empresa de design portuguesa. “Tentamos sempre ter componentes nacionais”, explica o guia do novo modelo da TAP.

Na parte inferior dos bancos existem entradas USB para quem se quiser ligar. “O USB é aqui em baixo ministro, é só passar a mão”, explica Antonoaldo, que está já familiarizado com o avião. A área executiva está apetrechada de funcionalidades concebidas para dar uma melhor experiência ao passageiro. Os assentos são como poltronas, e podem reclinar, para além de terem um encosto para os pés que se pode puxar. Nos voos de longo curso os passageiros até podem dormir.

À frente têm ecrãs ajustáveis e comandos para regulação da temperatura. Para quem deseja mais privacidade existem divisórias que se podem puxar. Como o aparelho ainda está na fase de testes é possível observar uma zona com os mecanismos expostos. Os empresários brincam que “o voo de teste vai ter um dj”.

O avião segue agora para o Rio de Janeiro, sendo a TAP a primeira operadora do mundo a voar o novo modelo. Os passageiros só terão a oportunidade de estrear o avião no final do ano, em novembro ou dezembro.

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