Ações do Sporting afundam 16% após alerta do auditor

A SAD leonina volta às quedas acentuadas na bolsa, depois de o auditor ter alertado para a "ameaça concreta" em relação à continuidade das operações da sociedade desportiva.

As ações da SAD do Sporting voltaram às quedas acentuadas esta quarta-feira, isto depois de o auditor ter alertado para o risco de continuidade das operações da dona do clube após as rescisões de nove jogadores da equipa principal de futebol.

Foi com um tombo de 16,46% para 0,66 euros na chamada das 15h30 — os títulos da SAD negociam duas vezes por dia, por chamada — que as ações leoninas voltaram a ser protagonistas na bolsa portuguesa pelas piores razões. Foram trocados mais de 17 mil papéis, dez vezes mais do que a média diária dos últimos seis meses.

Na madrugada de terça-feira, a SAD liderada por Bruno de Carvalho revelou um comunicado do seu auditor, a PwC, que alertou para o impacto negativo das rescisões por justa causa de nove jogadores nas finanças da sociedade: resultou na redução dos capitais próprios de 7,5 milhões de euros para cerca de nove milhões de euros negativos, deixando a SAD em situação de falência técnica.

É neste cenário de incerteza que também os obrigacionistas estão cada vez mais desconfiados em relação à capacidade de cumprimento da SAD. Cada obrigação do Sporting transaciona a 85% do seu valor na maturidade e, embora a negociação destes títulos de dívida tenham sido congelados esta quarta-feira, há já ordens de compra na Bolsa de Lisboa ao preço de 5% do valor do par (100%).

Sporting afunda

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações do Sporting afundam 16% após alerta do auditor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião