Primeiro a Alexa, depois a Siri e agora vem aí a Scout, a voz que controlará o Mozilla

  • ECO
  • 18 Junho 2018

Os assistentes de voz são cada vez mais frequentes e, graças à inteligência artificial, também mais humanos. O Mozilla está a desenvolver um que promete mudar radicalmente a navegação na internet.

“Olá Scout! Lê-me o artigo sobre os ursos polares”. Este é só um exemplo de um pedido que poderá ser feito à Scout e que ela, certamente, satisfará. A Alexa da Amazon, a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft são algumas das assistentes de voz mais conhecidas e utilizadas no momento. Em breve, à lista vai poder acrescentar-se outro nome, o da Scout. Esta será a voz que vai controlar o Mozilla.

O navegador de internet confirmou que se encontra a desenvolver um navegador web capaz de funcionar através da voz. O objetivo é que o navegador passe a ser mais usado com recurso à voz do que propriamente a um teclado, um rato ou mesmo ao ecrã tátil. No entanto, o projeto ainda se encontra numa fase muito inicial de testes. De acordo com o Business Insider (conteúdo em espanhol), a Scout foi apresentada pelo navegador Mozilla, numa conferência privada em São Francisco, na passada semana, como um dos assuntos a desenvolver.

Com esta nova funcionalidade, a navegação pela internet e o consumo de conteúdos começará a fazer-se de uma forma diferente da habitual. A opção da experiência pela web poder ser controlada através da voz representa uma nova forma de interagir com a internet, e que poderá facilitar o uso que os utilizadores com certas limitações de capacidades fazem da mesma. A ideia segue o mesmo raciocínio dos objetivos e valores estabelecidos aquando da fundação do software livre, que no seu manifesto defende uma internet que “inclua todas as pessoas da terra”.

O Mozilla é uma fundação sem fins lucrativos, conhecida por ter desenvolvido o Firefox, o navegador de internet baseado num software livre. Atualmente, o Firefox é responsável por 5% das contas, o Safari por 13% e o Chrome lidera com 58%. O pequeno alcance do Firefox poderá crescer com o projeto de assistente de voz, um mecanismo cada vez mais humano e frequente nos dispositivos eletrónicos, que permitirá falar com o navegador de internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro a Alexa, depois a Siri e agora vem aí a Scout, a voz que controlará o Mozilla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião