Lisboa sobe à boleia do BCP e da Galp

A bolsa de Lisboa arrancou a subir 0,40%, com 12 cotadas em terreno positivo. Os maiores contributos são dos títulos do BCP e da Galp.

A bolsa de Lisboa voltou a abrir em alta, pela segunda sessão consecutiva. A puxar pelo PSI-20 estão os títulos do BCP, que sobem depois de a agência de notação DBRS ter anunciado que se prepara para subir o rating do banco. A ajudar esteve ainda a Galp e a EDP. A valorização da bolsa nacional acompanha, assim, a tendência do resto da Europa.

O principal índice bolsista nacional abriu a avançar 0,40% para 5.666,92 pontos, com 12 cotadas em terreno positivo, três em queda e três inalteradas. A contribuir para este desempenho está o banco liderado por Nuno Amado, cujos títulos sobem 1,39% para 0,278 euros, um dia depois de a agência de rating canadiana DBRS ter anunciado que se prepara para subir a notação do banco, podendo tirá-lo de “lixo”, ou seja, passar para nível de investimento.

Outra das cotadas a sustentar esta subida do PSI-20 foi a Galp Energia, que abriu a valorizar 1,29% para 16,46 euros, numa sessão em que o barril de Brent está a cotar nos 76,78 dólares. Estas valorizações surgem um dia depois de a Arábia Saudita ter informado a OPEP de que aumentou a produção de petróleo para pouco mais de dez milhões de barris por dia (bpd) em maio, de acordo com a Reuters (conteúdo em inglês).

Destaque ainda para os títulos da EDP, que avançam 0,30% para 3,38 euros, assim como os da REN, que sobem 0,43% para 2,35 euros. Por sua vez, a Pharol, apesar de ter aberto a subir 1,15% para 0,263 euros, mantém-se, neste momento, inalterada. Isto um dia depois de a telecom brasileira, participada da Pharol, ter visto o seu plano de recuperação judicial — que prevê a conversão de dívida em capital –, ser validado pela justiça holandesa.

A travar uma maior subida da bolsa de Lisboa estão os títulos dos CTT, que caem 0,21% para 2,79 euros, e da EDP Renováveis, que desvalorizam 0,36% para 8,22 euros.

Nas restantes praças europeias o cenário é positivo, com as principais bolsas a cotarem no verde: o Stoxx 600 avança 0,23% para 388,85 pontos, assim como o espanhol Ibex-35 que cresce 0,21% para 9.919 pontos. O italiano FTSE sobe 0,24% para 22.139,58 pontos, numa altura em que começam a aliviar as tensões políticas vividas no país.

(Notícia atualizada às 8h31 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sobe à boleia do BCP e da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião