BCE comprou menos dívida portuguesa em maio. Foram 568 milhões

Autoridade liderada por Mario Draghi reduziu as compras de dívida portuguesa no mês passado. Comprou 568 milhões de euros em títulos nacionais.

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu as compras de dívida portuguesa em maio. No mês passado, a autoridade monetária adquiriu 568 milhões de euros em obrigações portuguesas.

Trata-se de uma redução de quase 9% face ao mês de abril, quando investiu 623 milhões de euros para comprar obrigações de Portugal no âmbito do chamado Public Sector Purchase Programme (PSPP), lançado em março de 2015, para conter o risco na Zona Euro.

Desde então, o banco central liderado por Mario Draghi já comprou mais de 33,7 mil milhões de euros em obrigações portuguesas, sendo o principal credor da República portuguesa.

Atualmente, o ritmo de compras mensais em toda a região da moeda única ascende a 30 mil milhões de euros. Este programa tem fim previsto para setembro. Depois desta data, o BCE vai continuar a adquirir dívida pública com o dinheiro dos títulos que entretanto forem vencendo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE comprou menos dívida portuguesa em maio. Foram 568 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião