Dívida pública volta a ultrapassar os 250 mil milhões de euros em abril

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Junho 2018

A dívida pública nacional aumentou mais de quatro mil milhões de euros em abril, atingindo assim o valor mais alto desde agosto do ano passado.

A dívida pública nacional atingiu, em abril de 2018, 250 mil milhões de euros, o valor mais alto desde agosto do ano passado. Segundo os dados do Banco de Portugal, e face ao mês anterior, este valor representa um aumento de mais de quatro mil milhões de euros.

“Em abril de 2018, a dívida pública situou-se em 250,1 mil milhões de euros, aumentando 4,2 mil milhões de euros relativamente ao final de março”, aponta a instituição liderada por Carlos Costa em comunicado. A justificação deste avanço prende-se com o aumento da emissão de obrigações do Tesouro, que atingiu o valor mais alto desde que o Banco de Portugal tem registo.

“Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, maioritariamente por via da emissão de obrigações do Tesouro”, lê-se ainda no comunicado. O IGCP pôs nos mercados 135.981 milhões de euros em títulos a longo prazo, até este mês de abril.

Dívida nacional atinge 250 mil milhões em abril

Fonte: Banco de Portugal

Este valor, que é o que é tido em conta por Bruxelas, representou, nos primeiros três meses do ano 126,3% do Produto Interno Bruto português. Este rácio foi atualizado em uma décima pelo Banco de Portugal, que em maio apontava para os 126,4%.Já

A instituição que gere a dívida nacional já foi aos mercados seis vezes este ano para se financiar a longo prazo. Entre duas emissões em fevereiro, duas em março, a cinco e dez anos, angariou 2,5 mil milhões de euros. Para além destes leilões, Portugal ainda obteve três mil milhões com dívida a 15 anos, montante que angariou através de uma operação sindicada em abril. Esta eleva para 5,5 mil milhões de euros o valor do financiamento a longo prazo conseguido pelo IGCP nos primeiros quatro meses do ano.

Este aumento do stock da dívida é conhecido na mesma semana em que FMI alertou o Governo para que este comece a reduzir a dívida pública com mais intensidade este ano, e não apenas a partir de 2020, considerando que as metas deveriam ser antecipadas para evitar possíveis dificuldades futuras.

No seu relatório proveniente relativo à missão do Artigo IV, a instituição liderada por Christine Lagarde recomendou que o ajustamento previsto no Programa de Estabilidade fosse antecipado, para “evitar o risco de que as políticas possam tornar-se pró-cíclicas” e para “assegurar que o ajustamento previsto é robusto perante possíveis surpresas adversas mais adiante”.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública volta a ultrapassar os 250 mil milhões de euros em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião