Cottarelli vai apresentar novo Governo ao Presidente Sergio Mattarella

  • ECO
  • 29 Maio 2018

O Presidente italiano recebe esta tarde Carlo Cottarelli. O antigo diretor do FMI, que foi convidado por Mattarella a formar Governo, deverá levar a lista de nomes dos futuros ministros.

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, recebe esta tarde Carlo Cottarelli. O antigo diretor do FMI, que foi convidado por Mattarella a formar Governo, deverá levar a lista de nomes dos futuros ministros. Isto apesar de todas as indicações de que a escolha do Presidente não deve passar no Parlamento.

De acordo com o Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês), o encontro entre Mattarella e Cottarelli vai decorrer no Palácio do Quirinal, a residência oficial do Presidente italiano, por volta das 17h30 (hora de Lisboa).

O Presidente italiano, Sergio Mattarella, pediu esta segunda-feira ao antigo diretor do Fundo Monetário Internacional para dirigir um Governo de iniciativa presidencial. Carlo Cottarelli aceitou o desafio. O convite foi feito depois de a escolha de um eurocético por parte dos partidos Movimento 5 Estrelas e da Liga para a pasta das Finanças não ter agradado ao Presidente.

Esta recusa não agradou, por sua vez, aos populistas, que já prometeram derrubar este Governo numa moção de confiança que se realizará nos próximos dias no Parlamento de Itália. Segundo o jornal, Cottarelli afirmou que vai nomear um Executivo politicamente “neutro”, com ministros que prometam não concorrer nas próximas eleições.

Esta tensão política tem penalizado os mercados internacionais. Em Itália, a bolsa recua quase 3%, um sentimento que é acompanhado pelas restantes praças europeias. Lisboa também não escapa a esta maré vermelha, com o índice de referência a cair mais de 2%. Isto num dia em que os juros da dívida estão a disparar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cottarelli vai apresentar novo Governo ao Presidente Sergio Mattarella

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião