Espanhóis do CaixaBank já detêm quase 94% do banco BPI

Grupo catalão continua a reforçar a sua posição no banco português através de compras de ações no mercado. Já só falta pouco mais de 6% para ficar com totalidade do BPI.

O CaixaBank continua a reforçar a sua posição no banco BPI, através de várias operações de compra de ações no mercado, isto depois de terem adquirido uma posição importante à seguradora Allianz no início deste mês. O grupo espanhol já detém quase 94% do capital do banco português.

Em concreto, os catalães realizaram compras nos dias 15, 17 e 18 de maio, tendo adquirido cerca de 440 mil títulos do BPI, correspondentes a 0,03% do capital do banco português, tendo pago um preço médio de 1,45 euros por ação, segundo a informação prestada esta manhã ao regulador dos mercados. Estas operações implicaram um investimento de 634 mil euros, detalha o CaixaBank.

“Na sequência destas aquisições, o CaixaBank passou a deter diretamente 1.367.803.974 ações representativas de 93,883% do capital social do BPI e de 93,893% dos direitos de voto no BPI”, refere o documento do CaixaBank publicado na CMVM.

Ou seja, apenas pouco mais de 6% de ações do BPI não estão nas mãos dos espanhóis, que já anunciaram que pretendem retirar o banco português da bolsa.

Caso a assembleia geral do Banco BPI e a CMVM aprovem a perda de qualidade de sociedade aberta, o CaixaBank informa que pretende adquirir todas as ações que ainda não detém. “Assim que o Banco BPI deixe de ser uma sociedade aberta após a aprovação da CMVM, o CaixaBank pretende proceder à aquisição potestativa das restantes ações ao mesmo preço de 1,45 euros por ação”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhóis do CaixaBank já detêm quase 94% do banco BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião