Capital Group reduz posição na EDP para 9,973%

  • Lusa
  • 19 Maio 2018

O acionista fica assim abaixo dos 10% necessários na elétrica nacional para ter direitos de voto na empresa, numa altura em que a OPA da China Three Gorges está a ser avaliada.

A EDP – Energias de Portugal informou na sexta-feira que o Capital Group reduziu a sua posição para 9,973%, abaixo do patamar de 10% do capital e direitos de voto na empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP adianta que em 16 de maio o The Capital Group Companies (Capital Group) informou que “diminuiu a sua participação qualificada” na empresa.

“A participação qualificada do Capital Group é agora composta por 364.675.613 ações e 10 American Depositary Receipts (‘ADR’), representativos de 100 ações (10 ações por ADR)”, o que representa “9,973% do capital social da EDP e 9,973% dos respetivos direitos de voto”, adianta a EDP, num comunicado enviado na sexta-feira à noite.

“A participação do Capital Group baixou do patamar de 10% do capital social e direitos de voto da EDP no dia 15 de maio“, prossegue a elétrica, adiantando que “as ações e ADR acima referidos são detidos indiretamente pelo Capital Group”.

Na mesma data, o Capital Income Builder (CIB) comunicou à EDP “que diminuiu a sua participação qualificada” para 178.199.552 ações representativas de 4,873% do capital social da EDP e respetivos direitos de voto. “A participação do CIB baixou do patamar de 5% do capital social e direitos de voto da EDP no dia 15 de maio de 2018”, refere a empresa. “De notar que o CIB conferiu à Capital Research and Management Company (CRMC), seu gestor de investimento, os direitos de voto das ações por si detidas”, acrescenta a EDP.

Além disso, em 17 de maio, o Capital World Growth and Income Fund (WGI) “comunicou à EDP que diminuiu a sua participação qualificada”, passando agora a deter 72.360.498 ações representativas de 1,9789% do capital social da EDP e respetivos direitos de voto. “A participação do WGI baixou do patamar de 2% do capital social e direitos de voto da EDP no dia 16 de maio de 2018”, sendo que o WGI conferiu à CRMC, seu gestor de investimento, os direitos de voto das ações por si detidas.

O Capital Group é a empresa-mãe da CRMC, que é um consultor de investimentos sediado nos Estados Unidos da América que administra fundos norte-americanos da família de fundos de investimento mútuos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital Group reduz posição na EDP para 9,973%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião