Primeira queda da EDP depois da OPA arrasta bolsa. Altri destoa e dispara 13%

Índice de referência nacional fechou a sessão no vermelho, arrastado pelo setor energético. Destaque para a queda das ações da família EDP, a primeira depois da OPA dos chineses. Altri dispara 13%.

A praça bolsista nacional fechou como abriu: no vermelho. No fecho da sessão desta quarta-feira, nove das 18 cotadas estavam a negociar em terreno negativo, pressionando o PSI-20. O setor energético — com os títulos da EDP, da REN e da Galp a desvalorizarem — foi o que mais pesou sobre o índice de referência nacional. As ações da Altri destoaram, disparando mais de 13%.

Esta quarta-feira, o PSI-20 encerrou a sessão a perder 0,04% para 5.697,56 pontos, contrariando a tendência positiva registada nas restantes praças europeias. O Stoxx 600 fechou mesmo a valorizar 0,25% para 393,36 pontos.

Além de Lisboa, também Itália teve um dia difícil. A praça italiana caiu 2,32% para 23.743 pontos, depois dos partidos que estão a tentar formar Governo terem anunciado que estão a estudar um perdão da dívida de 250 mil milhões de euros. A notícia fez os juros da dívida atingirem o seu nível mais elevado desde julho do ano passado, chegando a subir dez pontos base, o que arrasou com o setor da banca no mercado de capitais.

A pressionar o índice nacional, esteve sobretudo o setor energético. Os títulos da Ren recuaram 1,36% para 2,61 euros, os da Galp perderam 0,76% para 16,95 euros, os da EDP desvalorizaram 1,16% para 3,40 euros e os da EDP Renováveis recuaram 0,56% para 8,03 euros. Esta é a primeira queda das ações da gigante liderada por Mexia depois da OPA da chinesa China Three Gorges.

Do lado das perdas, destaque ainda para as ações do BCP, que perderam 1,64% para 0,28 euros, e da Nos, que desvalorizaram 0,54% para 4,82 euros. Os títulos dos CTT também pesaram sobre PSI-20, desvalorizando 9,62%, no dia em começaram a negociar sem direito ao dividendo de 38 cêntimos. Excluindo esse efeito, as ações da empresa subiram 2,31% para 2,93 euros.

Por outro lado, os títulos da Altri continuaram a beneficiar dos resultados trimestrais, subindo 13,19% para 7,55 euros. Na sexta-feira, a papeleira anunciou que os seus lucros atingiram os 32,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 90,6% face ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado animou os investidores, o que levou as ações da empresa a um novo recorde. No mesmo setor, os títulos da Navigator valorizaram 2,58% para 5,38 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira queda da EDP depois da OPA arrasta bolsa. Altri destoa e dispara 13%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião