EDP ganhou 1,1 mil milhões de euros num só dia a reagir à OPA

As ações da EDP fecharam a subir mais de 9%, superando o valor da OPA. Num só dia, o valor de mercado aumentou 1,1 mil milhões, com os investidores a apostarem numa revisão do preço.

Os títulos da energética nacional mantiveram a tendência desde a abertura e encerraram a subir 9,32% para 3,40 euros, superando, desta forma, o valor oferecido pela China Three Gorges — 3,26 euros na Oferta Pública de Aquisição (OPA) anunciada na sexta-feira. A subsidiária EDP Renováveis, que também foi alvo de uma oferta, fechou a subir quase 3%.

Com a valorização desta segunda-feira, a energética ganhou 1,1 mil milhões de euros em capitalização bolsista num só dia, ficando 4,29% acima da OPA apresentada pelos chineses.

A China Three Gorges lançou uma OPA sobre a totalidade do capital da EDP, oferecendo 3,26 euros por cada ação, um prémio de 4,8% face à cotação de fecho da última sessão antes da OPA, de 3,11 euros. Na primeira reação à oferta, as ações não só chegaram à contrapartida como a superaram, o que revela que os investidores veem mais valor na elétrica.

EDP sobe mais de 10% após OPA da China Three Gorges

O mesmo desempenho verificou-se com a subsidiária EDP Renováveis, que encerrou a valorizar 2,68% para 8,055 euros, valor que compara com os 7,33 euros oferecidos na OPA dos chineses. A empresa liderada por Manso Neto tocou máximos históricos durante esta sessão, cotando acima dos 6,75 euros oferecidos na OPA da EDP no ano passado, assim como do valor de entrada em bolsa — 8,00 euros.

EDP empurra Lisboa para os ganhos

O bom momento que se vive com os títulos da EDP animou a bolsa nacional, que encerrou esta primeira sessão da semana em terreno positivo. O PSI-20 valorizou 1,40% para 5.692,66 pontos, num dia em que nas restantes praças europeias o sentimento foi de perdas ligeiras.

De entre as 18 cotadas nacionais, oito fecharam com perdas e uma inalterada. Destaque para as ações da Jerónimo Martins que encerraram a subir 1,32% para 13,82 euros, e para a empresa dos correios, cujos títulos valorizaram 1,18% para 3,25 euros.

Do lado das perdas, destaque para o banco liderado por Nuno Amado, que fechou a perder 1,44% para 0,29 euros, representando a maior queda desta sessão.

(Notícia atualizada às 16h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP ganhou 1,1 mil milhões de euros num só dia a reagir à OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião