Estatísticas: O desempregado é mulher, o empregado é homem, ambos nos serviços

  • Marta Santos Silva
  • 9 Maio 2018

Os dados do INE permitem conhecer o "empregado" e o "desempregado" típicos em Portugal. Conheça o perfil de quem procura emprego e de quem já o tem, numa altura em que o desemprego cai.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta quarta-feira que a taxa de desemprego voltou a descer no primeiro trimestre de 2018, chegando aos 7,9%, mínimos de 2008. Na fase de recuperação em que a economia portuguesa se encontra, o ministro Vieira da Silva já valorizou esta queda no desemprego – e também aumento do emprego – como um símbolo do dinamismo da economia portuguesa. Mas os dados do INE não nos dizem apenas isto.

Através das estatísticas divulgadas, é possível conhecer o desempregado médio – e também o empregado. Abaixo, o ECO reúne algumas das tendências que é possível identificar: há (um pouco) mais mulheres desempregadas, tal como há (um pouco) mais homens empregados. A maioria dos empregados e desempregados têm mais de 45 anos e trabalham ou pretendem trabalhar no setor dos serviços.

Dados: INE. Infografia: Lídia Leão.

Os dados do desemprego e do emprego por si também são valiosos para perceber quem avança e quem recua à medida que o desemprego como um índice geral cai. Há menos 11.900 desempregados no primeiro trimestre de 2018, e mais 1.800 pessoas empregadas. No entanto, a taxa de emprego caiu ligeiramente para os homens, o que não é revelado pela tendência geral.

Dados: INE. Infografia: Lídia Leão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estatísticas: O desempregado é mulher, o empregado é homem, ambos nos serviços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião