Uber pagou 100.000 dólares para ‘hackers’ apagarem dados roubados

  • Lusa
  • 22 Novembro 2017

A plataforma digital de transporte Uber pagou 100.000 dólares (85.000 euros) aos ‘hackers’ que piratearam dados de 57 milhões de utilizadores e condutores da empresa e, na sequência do ataque.

Segundo a agência espanhola de notícias EFE, que cita a Bloomberg, a empresa, apesar de ter obrigação de informar as autoridades sobre o ataque informático, que terá ocorrido no ano passado, pagou aos ‘hackers’ e encobriu o incidente.

Apenas na terça-feira, num comunicado assinado pelo presidente executivo, Dara Khosrowshahi, a Uber veio revelar o ataque informático, sublinhando que foram pirateados nomes dos utilizadores, bem como os respetivos endereços e números de telemóveis.

A agência Lusa questionou a filial portuguesa da Uber sobre se entre os dados pirateados estão informações sobre utilizadores portugueses, mas a fonte remeteu para o comunicado divulgado na terça-feira.

Segundo o comunicado, entre os 57 milhões de utilizadores estão 600 mil motoristas da empresa nos Estados Unidos, cujos nomes e número de carta de condução foram igualmente pirateados.

De acordo com a Blomberg, na sequência do ataque, no final do ano passado, a Uber despediu o responsável pelo departamento de segurança da empresa, Joe Sullivan, e um dos seus subalternos pelo papel que tiveram no encobrimento do incidente.

No comunicado, Dara Khosrowshahi, que chegou ao cargo de presidente executivo no passado mês de agosto, frisou a predisposição da empresa em manter-se honesta e transparente e a vontade de “trabalhar para reparar erros do passado”.

Khosrowshahi esclareceu que os especialistas acreditam que os ‘hackers’ não conseguiram obter informações sobre o histórico de viagens dos utilizadores, cartões de crédito, dados bancários ou da Segurança Social.

“Talvez você se questione porque estamos a falar sobre o assunto agora, um ano depois. Fiz a mim próprio a mesma pergunta e, como tal, pedi uma investigação minuciosa sobre o que aconteceu e como foi tratada”, disse o presidente executivo da Uber, sem nunca explicitar exatamente quando teve conhecimento deste ataque informático.

Depois de avaliar o incidente, Khosrowshahi disse que dois dos funcionários que lideraram a resposta ao ataque cibernético já não estão na empresa e garantiu que a Uber já notificou o incidente às autoridades reguladoras.

“Nada disto deveria ter acontecido e não vou encontrar desculpas. Embora eu não possa apagar o passado, posso prometer em nome de todos os funcionários da Uber que aprenderemos com nossos erros “, acrescentou Khosrowshahi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber pagou 100.000 dólares para ‘hackers’ apagarem dados roubados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião