Combustíveis mais caros. ANTRAM ameaça aumentar preços

Face à escalada dos preços dos combustíveis, registada desde o segundo semestre de 2017, ANTRAM exige ao que Governo tome medidas e ameaça aumentar tarifas, caso tal não aconteça.

A escalada dos preços dos combustíveis, registada desde o início do segundo semestre de 2017, está a fazer tremer o setor dos transportes. Nesse cenário, a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) está a exigir que o Executivo tome medidas e adianta que, caso não o faça, as tarifas terão de sofrer um aumento.

“A ANTRAM é obrigada a contestar a escalada do preço dos combustíveis registada nos últimos meses e a exigir que o Governo adote medidas que não comprometam, uma vez mais, a viabilidade da atuação do setor que representa”, sublinha a entidade em comunicado. De acordo com a ANTRAM, estes aumentos estão a pôr à prova as empresas, que, na ausência de uma intervenção governativa, terão de “rever e consequentemente aumentar as tarifas”.

A associação recorda que se registou, desde o segundo semestre de 2017 e até ao dia presente, uma subida contínua dos preços dos combustíveis e reforça que, tendo em conta a carga fiscal, não se prevê uma inversão dessa tendência.

“A verdade é que, uma vez mais, o ano de 2018 trouxe um novo aumento do imposto petrolífero, desta vez indexado à inflação, que não poupou a gasolina”, nota a entidade. Nesse sentido, a ANTRAM considera mesmo que os combustíveis passaram a ser, uma vez mais, “o alvo preferencial dos agravamentos fiscais”.

Esta semana, os preços dos combustíveis voltaram a subir, motivados pelos aceleramento dos preços do petróleo nos mercados internacionais (está já perto dos 75 dólares em Londres, um máximo de 2014). Tanto o gasóleo como a gasolina sofreram um agravamento de até dois cêntimos.

Entretanto, o CDS-PP já anunciou que vai propor a revogação imediata do imposto adicional sobre os combustíveis, que está “a pesar muito no bolso das famílias”, sugerindo um regresso ao nível de fiscalidade anterior a 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis mais caros. ANTRAM ameaça aumentar preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião