Governo vê taxa de desemprego nos 7,6% este ano. Orçamento previa 8,6%

  • Rita Atalaia
  • 13 Abril 2018

A taxa de desemprego vai continuar a cair. O Governo estima uma taxa de 7,6% este ano, face a 8,9% no ano passado, de acordo com o Programa de Estabilidade revelado esta sexta-feira.

A taxa de desemprego vai continuar a cair. A previsão do Governo é de uma redução para uma taxa de 7,6% este ano, o que representa uma descida significativa face aos 8,9% no ano passado, de acordo com o Programa de Estabilidade apresentado esta sexta-feira. Mas também muito abaixo da estimativa presente no Orçamento de Estado para 2018 (OE2018).

“A taxa de desemprego em Portugal diminuiu pelo quarto ano consecutivo, tendo-se situado em 8,9% em 2017, a taxa mais baixa desde 2008 e inferior à registada na área do euro”, uma taxa que vai cair para 7,6% este ano e recuar ainda mais no próximo ano: para 7,2%, refere o Executivo de António Costa. É, por isso, “outra revisão em baixa face ao OE2018”, que apontava para 8,6% em 2018.

Previsões para o desemprego este ano e nos próximos

Fonte: Programa de Estabilidade

Segundo o Governo, a “taxa de desemprego deverá continuar a diminuir de forma gradual, atingindo o valor de 6,3% em 2022”. Por outro lado, “a produtividade aparente do trabalho – que diminuiu em 2017 devido ao extraordinário aumento do emprego – deverá aumentar paulatinamente a partir de 2018”, lê-se no documento.

"A taxa de desemprego deverá continuar a diminuir de forma gradual, atingindo o valor de 6,3% em 2022.”

Plano de Estabilidade

Desde que António Costa apresentou a proposta do OE2018 que o desemprego tem vindo a recuar, ultrapassando as previsões. A taxa de desemprego situou-se nos 7,9% em janeiro, o valor mais baixo desde julho de 2004. E não vai ficar por aqui. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a estimativa provisória aponta para uma taxa de 7,8% em fevereiro. Os valores serão confirmados a 30 de abril.

(Notícia atualizada às 20h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vê taxa de desemprego nos 7,6% este ano. Orçamento previa 8,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião