Taxa de desemprego cai para 7,9% em janeiro. Em fevereiro é esperado novo recuo

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 3 Abril 2018

Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que a taxa de desemprego desceu abaixo dos 8% em janeiro. Em fevereiro, a estimativa provisória aponta para 7,8%.

A taxa de desemprego em janeiro ficou abaixo dos 8%. No primeiro mês do ano, o desemprego recuou para 7,9%, indicam os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam a estimativa divulgada há um mês. Para fevereiro, os dados provisórios dão conta de um novo recuo, desta vez para 7,8%.

A taxa de 7,9% em janeiro “representa uma revisão nula face à estimativa provisória divulgada há um mês”, diz o INE. É preciso recuar até julho de 2004 para encontrar um valor mais baixo. Esta taxa representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior e de 2,2 pontos comparando com janeiro de 2017.

A população desempregada de janeiro foi estimada em 409,4 mil pessoas, menos 0,7% comparando com dezembro. Já a população empregada aumentou 0,1%.

Relativamente a fevereiro, a estimativa provisória aponta para uma taxa de desemprego de 7,8%, menos uma décima face ao valor de janeiro. Os valores serão confirmados a 30 de abril.

Taxa de desemprego

Fonte: INE Nota: Valor de fevereiro corresponde a estimativa provisória

(notícia atualizada às 11:31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego cai para 7,9% em janeiro. Em fevereiro é esperado novo recuo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião