Lucros da Media Capital estáveis. Publicidade cresce

A dona da TVI aumentou os lucros em 1% e fechou o primeiro trimestre com um resultado líquido positivo de 1,94 milhões de euros. As receitas de publicidades registaram o maior aumento em dois anos.

A Media Capital registou um lucro de 1,94 milhões de euros nos primeiros três meses de 2018. O resultado positivo representa, ainda assim, um crescimento de apenas 1% face aos mesmos três meses do ano passado. A maior carga fiscal impediu um desempenho mais expressivo, isto num trimestre em que a dona da TVI viu as receitas com publicidade subirem 4%. Tiveram o melhor desempenho em dois anos.

No ano passado, a empresa tinha lucrado 1,91 milhões de euros no mesmo período e reconhecido apenas 140 mil euros de impostos sobre o rendimento, na sequência de acertos com o Fisco que resultaram na “recuperação de impostos”. Este ano, a empresa reconheceu 743 mil euros de impostos.

Do lado do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), o grupo viu o indicador crescer 4% entre janeiro e março, para 5,2 milhões de euros. Contabilizando apenas o segmento da televisão, que é o principal negócio do grupo, o EBITDA caiu 16% para 3,35 milhões de euros. Com isto, a margem de EBITDA do grupo caiu 0,9 pontos percentuais, para 13,4%.

Neste período, a Media Capital obteve receitas totais de 38,73 milhões de euros, um aumento de 10% face aos mesmos três meses de 2017. As receitas com a produção audiovisual foram as que mais cresceram, na ordem dos 13%, para 7,5 milhões de euros. Mas, enquanto as receitas com o negócio da rádio subiram apenas 2%, as da televisão aumentaram 11%, para 31,78 milhões de euros.

“Arrisco dizer que os resultados foram bons em toda a linha, porque tivemos um crescimento na publicidade. Este ano está a começar bem”, disse Pedro Mendes, responsável da Media Capital pelas relações com os investidores, em conversa com o ECO. Sublinhou também os “bons números ao nível das audiências” nos órgãos de comunicação social detidos pela empresa e frisou o crescimento da área do digital, com as receitas com publicidade digital a subirem 9%, para 694 mil euros.

Num âmbito mais geral, e apesar de a publicidade digital ter sido a que mais cresceu neste período, a maioria das receitas de anunciantes foi gerada com a televisão. Concretamente, os anunciantes investiram mais 5% este ano em publicidade na dona da TVI (19,77 milhões de euros), enquanto na rádio, a subida foi de apenas 1% (3,86 milhões de euros).

A Media Capital reduziu ainda a dívida líquida para 90,1 milhões de euros, “que corresponde ao nível mais baixo do primeiro trimestre desde 2007”, indica a empresa no relatório de apresentação de resultados. Tratou-se de um abatimento de 9,7 milhões de euros de dívida face ao mesmo trimestre de 2017.

(Notícia atualizada às 19h55 com mais informações)

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