O novo iOS ainda tem erros. E se atualizar o iPhone, já não há volta a dar

Cuidado: especialistas alertam que o iOS 11.3 tem erros que a Apple ainda não corrigiu. Outro problema é que a empresa já não permite regressar à versão anterior a quem atualizou o sistema.

Aos poucos, o iOS 11.3 está a chegar aos iPhones e iPads de milhões de fãs da Apple em todo o mundo. No entanto, alguns especialistas estão a alertar que existem erros nesta versão — e, pior, a Apple já não permite regressar à versão anterior, caso atualize o seu equipamento, de acordo com a Forbes.

A Apple lançou ao público o iOS 11.3 na última semana de março, uma das últimas atualizações ao sistema operativo antes da possível chegada da nova versão, o iOS 12 (o que poderá acontecer no início de junho). Tratou-se de uma importante atualização que surgiu depois da polémica em torno das práticas da Apple relativas aos modelos do iPhone mais antigos. A empresa confirmou que reduzia o desempenho dos aparelhos à medida que as baterias iam envelhecendo, desencadeando uma onda de protestos.

Desta forma, a promessa com o iOS 11.3 foi a de dar aos utilizadores a possibilidade de serem eles a controlar estes detalhes ligados ao funcionamento dos dispositivos, um movimento bastante incomum para uma empresa como a Apple.

No entanto, estão a ser detetados vários problemas no iOS 11.3. Por exemplo, os utilizadores queixam-se de que, por vezes, o teclado não aparece e que o contador da bateria disponível não tem precisão. Existirão ainda outros problemas técnicos mais graves, segundo a Forbes.

Ora, a existência de problemas com novas atualizações do iOS não é, propriamente, incomum. O principal problema é que a Apple deixou de assinar (isto é, validar) a versão anterior, o iOS 11.2.6, na semana passada. Ou seja, por outras palavras, isso significa que se atualizar o seu iPhone ou iPad para o iOS 11.3, já não é possível reverter o processo e regressar à versão anterior, que é uma versão significativamente mais estável por agora, explica o Apple Insider.

Segundo a Forbes, a Apple já está mesmo um passo à frente e encontra-se a testar o iOS 11.4, uma versão que só deverá chegar ao público dentro de seis a oito semanas. Assim, a ausência de alternativas para quem já atualizou para o iOS 11.3 está a merecer algumas críticas à companhia liderada por Tim Cook.

Como o ECO já noticiou, a empresa está também a trabalhar numa nova versão do sistema operativo móvel, o iOS 12, que trará novidades como os jogos multiplayer de realidade aumentada, melhorias no botão “Não Incomodar” e deverá ditar a chegada dos emojis animados ao FaceTime, entre outras coisas. Esta será a nova versão do iOS que deverá ser lançada na conferência anual de programadores da Apple, a WWDC, com os rumores a indicarem que a apresentação deverá decorrer a 4 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O novo iOS ainda tem erros. E se atualizar o iPhone, já não há volta a dar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião