Justiça alemã liberta Puigdemont

  • ECO
  • 5 Abril 2018

A Justiça alemã descarta o delito de rebelião e coloca Carles Puigdemont em liberdade sob fiança de 75 mil euros.

A Justiça alemã libertou Carles Puigdemont sob fiança de 75 mil euros, enquanto decide se o entrega por desvio de fundos. De acordo com a imprensa espanhola, que cita a agência EFE, o tribunal descartou o delito de rebelião.

Um comunicado do tribunal indica que a imputação de delito de rebelião em princípio não é admissível, mas poderá ser o de corrupção, como desvio de fundos públicos, pelo que o processo de extradição prossegue, indica o El Mundo.

O tribunal entende que o risco de fuga se mantém, mas é menor, uma vez que o delito de rebelião é inadmissível. Por isso, deixa o ex-presidente da Catalunha em liberdade, com uma fiança de 75 mil euros.

Os três ex-conselheiros catalães que fugiram para Bruxelas — Meritxel Serret, Toni Comín e Lluís Puig — começaram a depor esta quinta-feira, de acordo com o advogado, avança o El País. O juiz deverá decidir se os mantém em liberdade ou se adota outras medidas cautelares para garantir o cumprimento da ordem europeia de detenção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça alemã liberta Puigdemont

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião