Fernando Alexandre: “Se há receita, deve haver aumentos” na Função Pública

  • ECO
  • 3 Abril 2018

O professor da Universidade do Minho afirma que, se o país está a crescer, os funcionários públicos devem ter direito a aumento. Caso contrário, o Governo tem de apresentar uma boa razão.

Fernando Alexandre, economista e professor da Universidade do Minho, acredita que os salários da Função Pública devem ter aumentos se a economia está a crescer. Numa entrevista ao Observador, o economista que participou no programa de Rui Rio na corrida ao PSD afirmou, contudo, que não deverá tornar-se um dos coordenadores do ‘governo-sombra’ do partido.

Fernando Alexandre explicou que, relativamente aos salários da Função Pública, o crescimento económico deveria garantir os aumentos, declarando-se confuso com a notícia do Público em que um membro do Governo afirmava que não haveria aumentos em 2019. “Acho errado que se diga que não há aumentos dos salários dos funcionários públicos. É preciso explicar isso. Porque é que não há? Porque não merecem? Não deram contributo nenhum para a recuperação? É porque já tiveram as reposições dos salários? Se a economia estiver a crescer, porque não?”, perguntou.

O economista assinalou mesmo que foi a favor dos cortes salariais quando estes aconteceram, mas que a situação se inverteu. “Atenção: fui a favor do corte dos salários na Função Pública muito cedo, quando ninguém o defendia, logo em 2008. Os funcionários públicos, como os pensionistas, têm de viver muito aquilo que é o estado da economia — se há receita, deve haver aumentos”, continuou.

(Notícia atualizada com novo título)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Alexandre: “Se há receita, deve haver aumentos” na Função Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião