EDP é líder no mercado livre, mas perde clientes para a Endesa

A EDP mantém-se a escolha da maioria dos clientes que aderem ao mercado liberalizado de energia, mas em janeiro, registou quebras em todos os segmentos. Já a Endesa aproveitou.

A EDP manteve-se o líder do mercado liberalizado no arranque deste ano, mas a fatia de clientes ficou mais magra desde dezembro, nota a Entidade Reguladora. Os clientes que a elétrica liderada por António Mexia perdeu trocaram a EDP pela Endesa, mas também pela Iberdrola.

A EDP Comercial faz a energia chegar às casas de 83% dos clientes que escolheram o mercado livre. Contudo, esta quota era mais elevada em dezembro de 2017: desde então, o número de clientes da EDP diminuiu 0,4 pontos percentuais (p.p.), tendo a empresa registado uma quebra em todos os segmentos.

Os clientes migraram para as concorrentes: a Endesa subiu 0,3 p.p. e a Iberdrola o restante 0,1, fixando as respetivas quotas em 4,5% e 3%. “Todas as demais comercializadoras mantiveram sensivelmente as suas quotas“, informa a ERSE.

Fonte: ERSE

 

A transferência de clientes refletiu-se no consumo registado pela empresa de António Mexia, que cedeu 0,6 pontos percentuais, enquanto a Iberdrola, Galp e GN Fenosa avançaram. Nas quotas de consumo, também a Endesa ficou para trás.

Endesa perde entre os grandes consumidores

O “sobe e desce” do consumo no mercado livre está em linha com o número de grandes consumidores que estas empresas conseguiram conquistar — ou perder. “A Iberdrola, líder do segmento de grandes consumidores, registou um aumento de 2,8 p.p. na sua quota”, que se situa os 28%, relata a ERSE. “Inversamente, a Endesa registou uma diminuição de 6,4 p.p. na sua quota [de 18%] e a quota da EDP recuou 1,4 p.p [de 22%]”, explica a reguladora.

Já no segmento dos clientes industriais, é a Endesa a levar a medalha, conquistando 29% do mercado, e a EDP mantém-se a preferida dos clientes domésticos, apesar do recuo de 0,2 p.p.. “Os clientes domésticos e os clientes industriais representaram a maior parte do consumo do mercado liberalizado (35% cada), sendo seguidos de perto pelos e grandes consumidores (22%)”, nota a ERSE.

Continuam a chegar clientes ao mercado livre

Só em janeiro de 2018, o mercado liberalizado de energia ganhou 26.276 clientes: 9.376 vieram do mercado regulado e 16.900 entraram diretamente para as carteiras de comercializadores em regime de mercado liberalizado, conta a ERSE. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, este mercado cresceu 4,4%. Quase a totalidade são clientes domésticos — 98,8% em janeiro.

Também se notam desistências: cessaram contrato 13.248 clientes, dos quais pouco mais de 2.000 voltaram ao mercado regulado. No final, o mercado livre acaba com um saldo positivo de 10.970 clientes em janeiro, nota a ERSE, acrescentando que só em janeiro, os movimentos entre os diferentes comercializadores do mercado livre ascenderam a 47.464.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP é líder no mercado livre, mas perde clientes para a Endesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião