Falhas na Ponte 25 de Abril são conhecidas há oito anos

  • ECO
  • 9 Março 2018

A equipa local de manutenção já tinha identificado as fissuras na ponte sobre o Tejo, que foram aumentando de tamanho. As obras foram recomendadas há já dois anos.

Há oito anos que são conhecidas as fissuras na Ponte 25 de Abril, para a correção das quais só esta semana foi aberto concurso público. De acordo com o Diário de Notícias, o engenheiro e projetista Tiago Abecasis confirmou que em 2016 na altura da avaliação feita pela empresa norte-americana Parsons, em cuja equipa participou, as fissuras já estavam presentes, tendo entretanto aumentado de comprimento.

A Infraestruturas de Portugal anunciou esta quarta-feira o concurso público internacional para a manutenção da ponte, com um custo previsto de 18 milhões de euros. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil submetera, em fevereiro, um relatório ao Governo que pedia obras urgentes na ponte sobre o Tejo para corrigir as fissuras, embora o presidente do conselho diretivo do laboratório, Carlos Pina, já tenha confirmado que a ponte “está e estará segura”.

Perante críticas e acusações de atraso na aprovação das obras, o Ministério das Finanças esclareceu ontem, quinta-feira, que as verbas para estas obras já estavam previstas no Orçamento do Estado para 2018.

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) tem uma equipa em permanência na Ponte 25 de Abril que identificou as fissuras pelo menos desde 2010, explicou ao DN Tiago Abecasis, produzindo relatórios mensais sobre as fissuras que “todos os meses estão a aumentar de comprimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falhas na Ponte 25 de Abril são conhecidas há oito anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião