Altice Labs é parceira do ECO no desenvolvimento de tecnologia para o jornalismo digital

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2018

Pólo tecnológico de Aveiro, detido pelo grupo Altice, é parceiro do ECO no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas aplicadas ao jornalismo digital.

António Costa, publisher do ECO, e Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal.Paula Nunes/ECO

O ECO e a Altice Labs assinaram uma parceria estratégica para implementar novas soluções tecnológicas aplicadas ao jornalismo digital. O pólo tecnológico de Aveiro irá disponibilizar o seu know-how técnico de desenvolvimento informático e digital, o que permitirá o lançamento de novos formatos, funcionalidades e serviços ao ECO que, com edições em português e inglês, já se estabeleceu como um jornal de referência no país.

Em relação à parceria, Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, refere: “O protocolo que assinamos com o ECO tem como principal objetivo pôr ao serviço dos media aquilo que é um conjunto de tecnologias que temos vindo a trabalhar e que podem apoiar o desenvolvimento, a modernização e a digitalização dos meios de comunicação social.”

E acrescenta: “Obviamente que o ECO representa, claramente, um novo paradigma neste contexto dos media, porque é um meio que surgiu já com o conceito digital embebido. É um meio que, de facto, tem percebido e tem abraçado este novo paradigma da digitalização dos media. Penso que o ECO teve a capacidade de perceber que, de braço dado com um operador como nós, com efetivamente com um ativo como a Altice Labs, também pode ajudar a desenvolver o seu negócio.”

Por sua vez, Alcino Lavrador, responsável da Altice Labs a nível internacional, indica: “É um passo diferente e numa área também nova. A digitalização abrange toda a sociedade e todos os negócios e indústrias. No entanto, a Altice é também um grupo de media e portanto, achamos que a Altice Labs também deve ter uma presença na tecnologia que suporta os media digitais. Temos o know-how e é uma oportunidade única de podermos aplicar algumas ideias que temos neste meio digital.”

Já António Costa, publisher do ECO, aponta: “O nosso objetivo, como qualquer jornal, é informar, acrescentar valor, ajudar à decisão. Tínhamos a noção clara de que a tecnologia era essencial para que o ECO fosse um sucesso e seja cada vez mais um sucesso. Não chega fazer boas notícias: é preciso chegar aos leitores. A ideia foi essa: desafiámos a Altice Labs a ajudar-nos a desenvolver novas tecnologias. Vai ajudar-nos a fazer melhor jornalismo.”

Através desta parceria, a Altice Labs, centro tecnológico de inovação do grupo Altice, passará a desenvolver tecnologia aplicada aos media, numa lógica de digitalização de um setor que tem vindo a enfrentar uma significativa transformação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice Labs é parceira do ECO no desenvolvimento de tecnologia para o jornalismo digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião