5 coisas que vão marcar o dia

O Parlamento vota hoje a lei da Uber e várias propostas de lei relativas aos CTT, duas das quais propõem a reversão da privatização. É também dia de estatísticas do Banco de Portugal e de atas do BCE.

Esta tarde, os deputados votam a lei que irá criar um regime jurídico para empresas como a Uber. Antes disso, várias propostas de lei para reverter a privatização dos CTT também serão discutidas no Parlamento. É dia também de conhecer estatísticas do Banco de Portugal e as atas da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

Deputados votam lei da Uber

Os deputados da Comissão de Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas vão reunir-se depois da sessão plenária para votar, ponto por ponto, as propostas de todos os partidos e do Governo para a regulamentação da a atividade de transporte em veículos descaracterizados. Leia-se: a lei que vem criar um regime jurídico para empresas como a Uber. Ao ECO, Hélder Amaral, presidente desta comissão, adiantou que a votação final deverá ser feita no dia 2 março e que a lei poderá ficar fechada e aprovada nessa mesma altura.

CTT vão ser discutidos no Parlamento

Os CTT também vão a votos esta quinta-feira. Em causa estão três propostas de lei, do Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes. Os bloquistas querem rescindir o contrato de concessão de serviço postal celebrado com os CTT, enquanto comunistas e ecologistas propõem a reversão da privatização dos CTT e recuperação da empresa de correios para a esfera pública. A discussão acontece numa altura em que a empresa atravessa um processo de reestruturação, que está a levar ao encerramento de várias lojas.

UGT reúne-se com a administração da Autoeuropa

A UGT vai reunir-se com a administração da Autoeuropa, para discutir o acordo de empresa. A reunião acontece um dia depois de a comissão de trabalhadores ter anunciado que já conseguiu chegar a um pré-acordo para aumentos salariais. O aumento, com retroativos a outubro, é de 3,2%. O entendimento, que implica ainda a passagem de 250 trabalhadores a efetivos, vai ser debatido pelos trabalhadores num plenário na próxima terça-feira.

BCE publica atas da última reunião

O BCE vai divulgar as atas da última reunião de política monetária, que decorreu no passado dia 25 de janeiro. No final dessa reunião, em conferência de imprensa, Mario Draghi afastou as hipóteses de uma subida das taxas de juro ainda este ano. “Ainda não podemos declarar vitória”, disse então o presidente do BCE. Isto apesar de as atas da reunião anterior terem revelado que, dentro do Conselho de Governadores, houve quem defendesse ser necessário uma mudança no discurso do BCE.

Banco de Portugal divulga novos indicadores financeiros

O Banco de Portugal vai publicar mais um boletim estatístico esta quinta-feira. Entre outros indicadores, o documento vai dar a conhecer como evoluíram as aplicações nos instrumentos de poupança pelo Estado no primeiro mês deste ano. Em 2017, os Certificados do Tesouro captaram, pela primeira vez, mais de 15 mil milhões de euros, um aumento de quase quatro mil milhões em relação a 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião