CaixaBI vende antiga sede à seguradora Zurich

  • Rita Atalaia
  • 20 Fevereiro 2018

O Caixa Banco de Investimento, da CGD, concretizou a venda da sua sede na a Rua Barata Salgueiro. Uma operação que faz parte da reestruturação do banco estatal.

O Caixa Banco de Investimento (CaixaBI), o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, vendeu a sua antiga sede em Lisboa à seguradora Zurich – Companhia de Seguros Vida. Uma venda que já estava prevista, depois de a sede e a equipa do banco de o CaixaBI se terem mudado entretanto para o edifício central da CGD, na Avenida João XXI. Esta operação faz parte da reestruturação em curso da CGD.

“Esta venda insere-se na estratégia do Grupo Caixa Geral de Depósitos de progressiva otimização da utilização das suas instalações próprias, redução de custos operacionais e venda de imóveis não afetos à exploração“, lê-se no comunicado da CGD. O edifício de escritórios “situa-se no n.º 33 da Rua Barata Salgueiro”, com uma “área total de cerca de 4.750 metros quadrados distribuídos por dez pisos de escritórios acima do solo e três pisos abaixo do solo com 86 lugares de estacionamento e 300 metros quadrados de arrecadações”.

"Esta venda insere-se na estratégia do Grupo Caixa Geral de Depósitos de progressiva otimização da utilização das suas instalações próprias, redução de custos operacionais e venda de imóveis não afetos à exploração.”

Caixa Geral de Depósitos

Segundo o banco público, esta operação foi assessorada pela Cushman & Wakefield, “com numerosos investidores nacionais e internacionais a manifestarem interesse e a apresentarem propostas”. No entanto, não são revelados os detalhes financeiros da operação.

A CGD relembra que a “sede e equipa do CaixaBI mudou entretanto para o edifício central da CGD na Avenida João XXI, 63 em Lisboa, onde de forma articulada com as equipas comerciais do banco continua focada em prestar um serviço de excelência de banca de investimento, nas áreas de assessoria financeira em fusões e aquisições, restruturações de empresas, estruturação de financiamentos, mercado de capitais e produtos de tesouraria e gestão de risco”.

Esta transferência de instalações concentrou os cerca de 170 trabalhadores do CaixaBI na sede da CGD em Lisboa, facilitando o programa de redução de trabalhadores do banco público que se estende a todo o grupo, incluindo a Caixa Capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBI vende antiga sede à seguradora Zurich

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião