PSI-20 recupera 1,48%, mas longe de compensar perdas

A bolsa perdeu cerca de 8% nas últimas duas semanas. Esta segunda-feira o índice português subiu 1,48%, acompanhando as bolsas europeias. Mas esta subida ainda não apagou a semana negra de quedas.

Depois de uma semana negra em que o PSI-20 perdeu dois mil milhões de euros, a praça lisboeta recuperou esta segunda-feira. O índice subiu 1,48% depois de ter perdido 4% na semana passada. Ao todo, em duas semanas, apesar de ter interrupções cirúrgicas, a bolsa caiu cerca de 8%. A recuperação desta segunda-feira não chegou para compensar.

O PSI-20 valorizou 1,48% para os 5.373,37 pontos. Um dos principais catalisadores da subida desta sessão foi o BCP: após também ter desvalorizado mais de 4% na semana passada, a cotada recuperou, valorizando 2,83% para os 29,63 cêntimos. Das 18 cotadas, apenas duas fecharam em terreno negativo esta segunda-feira.

A semana passada foi particularmente negativa para as bolsas internacionais. Depois de um mini-crash em Wall Street, os mercados registaram sucessivas quedas. Contudo, na passada sexta-feira os índices norte-americanos voltaram a registar subidas. No início desta semana a recuperação confirmou-se na Europa e em Portugal.

“Tal como ocorreu na semana passada, a evolução dos mercados americanos deverá ditar o curso e o sentimento na Europa“, escreviam os analistas do BPI no diário de bolsa esta manhã, assinalando que “o mercado nacional deverá partilhar a tentativa de recuperação que os seus pares europeus deverão realizar após subida de Wall Street na fase derradeira da sessão de sexta-feira”.

Além do BCP, destacou-se a Galp com uma valorização de 0,62% para os 14,60 euros num dia em que anunciou que ganhou um contrato de 48 milhões de euros para abastecer comboios em Espanha.

O PSI-20 acompanhou assim a tendência europeia. “Os mercados europeus começaram a semana numa tentativa de recuperação das recentes perdas que foi favorecida posteriormente pelo desempenho registado pela praça norte-americana“, explicam os analistas do BPI no comentário de fecho. Wall Street também está em terreno positivo esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 recupera 1,48%, mas longe de compensar perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião