O que defende a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas: das avenças à tecnologia

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2018

A melhoria das avenças dos contabilistas e a redução das obrigações fiscais estão no topo da lista de prioridades de Paula Franco, a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas.

Paula Franco é a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados.Paula Nunes / ECO

Paula Franco é a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). A candidata da lista A venceu o adversário José Araújo por 600 votos e diz querer contar com todos, depois de uma eleição polémica. Em entrevista ao ECO, em dezembro, a nova bastonária já revelava quais serão as suas prioridades: a melhoria das avenças dos contabilistas e a redução das obrigações fiscais estão no topo da lista.

Melhorar as avenças para reduzir os clientes

“Os contabilistas não têm qualidade de vida”, dizia em dezembro Paula Franco. Para devolver a qualidade de vida aos profissionais do setor, defende a melhoria das avenças, para que os contabilistas possam reduzir o número de clientes que têm. “Os contabilistas trabalham praticamente sem margem porque as avenças são muito baixas face à exigência do trabalho”, afirmou então.

A nova bastonária recordou que já existiram “honorários mínimos” e que, agora, a Autoridade Tributária (AT) não permite isso, o que leva a que haja “muita concorrência desleal”. Assim, defende a criação de “tabelas orientativas”.

Diminuir as obrigações fiscais

Paula Franco quer sensibilizar as associações que trabalham com o setor e apresentar propostas concretas. “Hoje em dia, a AT está também com excesso de informação. Por isso, quer para a AT, quer para os contabilistas, é vantajoso que isto seja reorganizado e reajustado”, defendeu, salientando que o essencial é segurança e estabilidade. “As mudanças recorrentes na legislação fiscal levam a muita instabilidade, nomeadamente nos investidores“.

Novas tecnologias

Para facilitar o trabalho dos contabilistas, é também crucial a introdução de novas tecnologias, e essa foi outra das bandeiras de Paula Franco.

A melhoria da relação com a Ordem

Questionada sobre se são precisos “ajustes” ao controlo que a Ordem faz ao trabalho dos contabilistas, Paula Franco disse querer que os contabilistas “desejem” este controlo. “O contabilistas tem de querer o próprio controlo, que eu gosto mais de chamar certificação, como algo que lhe traz mais-valias”, afirmou.

Atualmente, reconhece, os contabilistas “receiam muito” o controlo da Ordem, numa relação que “não é confortável”.

O lado positivo

Quando em campanha, Paula Franco salientou um aspeto que a diferenciava dos restantes candidatos: a positividade. “Temos de ser positivos. Somos todos colegas. A seguir a este processo eleitoral vamos estar todos a trabalhar em conjunto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que defende a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas: das avenças à tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião