Faturas dos combustíveis mais detalhadas? Gasolineiras pedem tempo

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2018

Partidos querem que faturas dos combustíveis detalhem mais informação. Gasolineiras reagem às novas regras, pedindo pelo menos seis meses para se adaptarem às exigências.

Os partidos estão unidos pelo aumento da informação que é detalhada nas faturas dos combustíveis. Do outro lado dessas novas regras, as gasolineiras pedem, contudo, mais tempo para adaptarem as suas bombas de gasolina (cerca de três mil em todo o país) a essas exigências.

“Uma alteração dessas a nível de sistemas informáticos, depois de se saber o que é que se pretende, precisa no mínimo de seis a nove meses”, explicou o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) ao Jornal de Negócios. António Comprido alertou também para facto de que algumas das empresas que operam em Portugal recorrem a sistemas de informação que funcionam em regime de outsourcing em centros partilhados a nível europeu ou mundial, precisando, por isso, de mais tempo para responder às novas regras.

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) também já expressou a sua preocupação com o prazo que vai ser ser colocada à implementação da nova faturação. “Esperamos que não venha aí mais uma medida que nos vá onerar imenso”, sublinhou o líder dessa associação. Francisco Albuquerque deixou outra uma nova negativa sobre a alteração: “Se a fatura detalhada tiver demasiados itens discriminados, perde-se o intuito principal de promover o esclarecimento ao consumidor de forma transparente”.

Críticas à parte, o líder da Apetro considera a medida positiva, porque é “importante que os consumidores saibam o que pagam”.

O PS, CDS e PAN apresentaram projetos-lei para que as faturas dos combustíveis passem a ser mais detalhadas, tendo o PSD entregue, no mesmo sentido, uma recomendação ao Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faturas dos combustíveis mais detalhadas? Gasolineiras pedem tempo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião