O “milagre económico português” visto pelos galegos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Janeiro 2018

O jornal espanhol La Voz de Galicia tem reportado os casos dos galegos que escolheram passar a fronteira. Chamam-lhe o "milagre económico português".

São empresários, jornalistas, médicos, professores universitários, e tantos outros cidadãos galegos, que ilustram “o milagre económico português”. Escolheram passar a fronteira e estabelecer-se em território nacional e são os protagonistas de uma série de reportagens publicadas pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.

Da ótica dos cidadãos, Portugal conquistou-os através da sua hospitalidade, da tranquilidade social e política e das mudanças que o resgate trouxe à maneira de pensar e de governar. “Portugal tem agora uma forma mais progressista de fazer política. Tudo isso ajuda muito”, aponta Manuel Bello, jornalista estabelecido em Lisboa. “As pessoas estão mais confiantes, há mais tranquilidade social e mais turismo. O emprego cresce, há segurança e muitas empresas que querem vir para cá”, afirma Malena Fernandéz, que trocou Barcelona por Lisboa.

Por outro lado, as empresas enumeram como vantagens em relação à Galiza os baixos custo de abrir uma PME, tanto a nível de registo como a nível fiscal, passando também pelo facto de cada autarquia ter o poder necessário para decidir o que se passa no seu território, o que leva a que cada autarca tenha as competências para acrescentar incentivos.

O empresários destacam ainda os efeitos positivos do resgate financeiro, que tornou o país mais ágil em termos de prazos e burocracia: “O resgate fê-los mudar de filosofia”, afirma ao jornal, Víctor del Canto, presidente da construtora Civis Global, responsável pela edificação em solo nacional de muitas empresas galegas.

Ainda assim, há que manter a precaução. “Não é tão real como querem mostrar, porque o fosso social está a aumentar”, aponta Adolfo Remesar, que se estabeleceu na Póvoa de Varzim. “Nas zonas com turismo a coisa vai mais ou menos bem, mas não é disso que vive todo o país. O preço das casas está a aumentar, os salários nos setores dos serviços são baixos, a saúde está a privatizar-se”, enumera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O “milagre económico português” visto pelos galegos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião