Mutualistas resgataram mil milhões em três anos

  • ECO
  • 10 Janeiro 2018

A Associação Mutualista estima que os aforradores tenham retirado, em termos líquidos, 350 milhões de euros, no ano passado.

A Associação Mutualista Montepio Geral estima que os associados tenham retirado 1.100 milhões no ano passado (um aumento de 80% face ao ano anterior). Isto enquanto as entregas dos mutualistas terão ficado apenas pelos 750 milhões, ditando um saldo negativo de 350 milhões que eleva para mil milhões de euros o valor líquido resgatado pelos aforradores em três anos.

“Entre 2015 e 2017 o fluxo líquido de capitais foi de mil milhões de euros negativos, com entradas de 1,7 mil milhões e saídas de 2,7 mil milhões”, afirmou fonte oficial da Associação Mutualista em resposta ao Público (acesso condicionado). A entidade referiu ainda que “as saídas programadas representam 28,7% do total e as saídas antecipadas representaram 71,3%” nesses três anos.

"Entre 2015 e 2017 o fluxo líquido de capitais foi de mil milhões de euros negativos, com entradas de 1,7 mil milhões e saídas de 2,7 mil milhões.”

Associação Mutualista Montepio Geral

No entanto, realça que “o segundo semestre de 2017 inverteu a tendência dos últimos três anos” e “iniciou uma recuperação de 74,6 milhões de euros líquidos, com uma entrada de 438 milhões e saída de 369 milhões”. Acrescenta ainda que “o desempenho das modalidades atuariais foi o mais positivo dos últimos três anos, com 10,2 milhões no segundo semestre”.

Estas estimativas relativas ao ano passado constam do programa de ação e orçamento para 2018, apresentado pela gestão de António Tomás Correia aos associados na última assembleia-geral de 27 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mutualistas resgataram mil milhões em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião