Avaliação das casas sobe quase 5% num ano. Renova máximos de 2011

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Dezembro 2017

O preço por metro quadrado aumentou três euros relativamente a outubro, tanto nos apartamentos como nas moradias. Renova assim máximos de maio de 2011.

A avaliação que os bancos atribuem na hora de concederem crédito à habitação continua a aumentar. Em novembro, o valor médio do metro quadrado no país fixou-se nos 1.144 euros, renovando assim máximos de maio de 2011. Em termos anuais, este avançou 4,9%.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, os preços das casas aumentaram 53 euros desde novembro de 2016, e três euros face a outubro deste ano. A escalada dos preços sentiu-se tanto nos apartamentos como nas moradias.

Evolução do preço das casas em 2017

Fonte: INE

A escalada da avaliação das casas acontece numa altura em que os preços seguem a mesma tendência. Só no terceiro trimestre deste ano, e segundo dados da mesma instituição, os preços dos imóveis avançaram 10%. Trata-se da maior taxa de crescimento de preços desde que existe série elaborada pelo gabinete de estatísticas público, que remonta ao início de 2009.

Junta-se a isto a maior disponibilidade dos bancos para conceder crédito, especialmente para compra de casa, ilustrada pelas sucessivas revisões em baixa dos spreads praticados pelos bancos portugueses.

Algarve e Lisboa têm preços mais altos

Em termos regionais, é no Algarve que o metro quadrado é mais caro, visto que custa 1.447 euros. Ainda assim, este valor registou uma queda de 0,2% — três euros — em relação ao mês anterior. Segue-se a Área Metropolitana de Lisboa, onde cada metro quadrado está avaliado em 1.386 euros e que registou uma subida de 0,3% — quatro euros — face a outubro passado.

No extremo oposto, é na região centro e no Alentejo que os bancos avaliam as casas a preços mais baixos, com cada metro quadrado no centro a valer 957 euros e no Alentejo 964 euros.

(Notícia atualizada às 11h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas sobe quase 5% num ano. Renova máximos de 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião