Mudança no regime contributivo sem “impacto financeiro significativo”

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirma que "não é o impacto financeiro que é o aspeto mais importante" mas que de qualquer forma, não prevê consequências significativas nas contas do Estado.

As mudanças que fizemos não terão no curto prazo um impacto significativo“, afirma o ministro Vieira da Silva em declarações às televisões sobre o futuro regime contributivo dos recibos verdes. O sucesso das medidas “vai depender dos trabalhadores e das entidades contratantes”.

Não é o impacto financeiro que é o aspeto mais importante já que estávamos a viver num sistema que empurrava a maioria dos trabalhadores independentes para descontos muito baixos”, explica Vieira da Silva.

Entre as alterações, Vieira da Silva destaca a aproximação temporal entre os descontos dos trabalhadores independentes e as respetivas contribuições. O cálculo vai ser feito com base trimestral, em vez de considerar o último ano registado em sede de IRS.

Falou ainda sobre a nova grelha de taxas contributivas e o novo regime de desconto das entidades contratantes, os quais, de acordo com o ministro, permitem “tornar mais sustentável para as pessoas e para o sistema a proteção social dos trabalhadores independentes”.

Vieira da Silva afirma que as mudanças não vêm com atraso e garante que “estarão presentes no Conselho de Ministros as peças legislativas que permitirão renovar o problema de contribuições dos trabalhadores independentes.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudança no regime contributivo sem “impacto financeiro significativo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião