BE defende redução dos descontos nos recibos verdes como “opção política”

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2017

O deputado José Soeiro reconhece que o acordo alcançado com o Governo "não é tudo" mas é "um passo de gigante para muitos milhares de trabalhadores".

O Bloco de Esquerda (BE) respondeu, esta quarta-feira, à direita, que acusou os bloquistas de prometerem “o paraíso” aos trabalhadores a recibos verdes, afirmando que o acordo para reduzir os descontos para a Segurança Social é uma “opção política”.

Num debate no parlamento, o deputado bloquista José Soeiro fez a defesa do acordo com o Governo que permitirá a mais de 250 mil trabalhadores a recibos verdes passarem a descontar menos para a Segurança Social, afirmando que “não é tudo”, mas é “um passo de gigante para muitos milhares de trabalhadores” com direitos esquecidos.

“Não é o paraíso, trata-se de distribuir o esforço contributivo”, afirmou José Soeiro, que acusou os partidos de direita, PSD e CDS, de terem sido o Governo que lançou a “maior perseguição” aos trabalhadores a recibos verdes.

Este acordo prevê uma diminuição de 29,6% para 21,4% da taxa contributiva do trabalhador, aumentando-se as contribuições das entidades empregadoras e dos trabalhadores com maiores rendimentos. E serão cerca de 9.000 os trabalhadores, num universo de mais de um milhão de pessoas, que passarão a descontar mais para “reforçar a sua pensão futura”.

Para o Bloco, com esta solução o Governo reparte “a responsabilidade contributiva entre o trabalhador e a entidade que contrata”, dado que hoje as empresas estavam, em grande parte, dispensadas dessa contribuição.

O PSD, através de Adão e Silva, acusou os bloquistas de estarem a “prometer o paraíso” aos trabalhadores a recibo verde e António Carlos Monteiro, do CDS-PP, atacou-os por “estarem a enganar os trabalhadores”.

O novo regime vai entrar em vigor ao longo do próximo ano e os seus efeitos só serão sentidos pelos trabalhadores em 2019. Tanto o PS como o PCP manifestaram-se a favor desta medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE defende redução dos descontos nos recibos verdes como “opção política”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião