Inventários caem e OPEP levanta-se. Crude sobe acima dos 2%

Com as notícias de quebras nos inventários e a reunião da OPEP à vista, os investidores estão otimistas em relação aos preços da matéria-prima.

O petróleo começou o dia a subir ligeiramente acima de 2%, com o barril em Nova Iorque a passar os 57 dólares. Em Londres o barril também segue a valorizar, acima de 1%. Os investidores são animados por quebras na produção norte-americana e pela reunião da OPEP, que pode ditar um prolongamento dos cortes na produção até março e provocar assim subidas nos preços da matéria-prima.

O West Texas Intermediate valorizou esta manhã até aos 57,98 dólares, uma subida de 2,02%. O barril de crude atinge o valor mais alto desde julho de 2015. O Brent de Londres, a referência para a Europa, atingiu também um pico de 1,31%, que colocou o barril a cotar nos 63,39 dólares.

Cotação do barril de crude (em dólares)

De acordo com os dados do American Petroleum Institute, os inventários americanos encolheram 6,36 milhões de barris a semana passada. Esta quarta-feira o Governo americano deverá anunciar novas quebras esta quarta-feira — uma queda de cerca de 2,2 milhões de barris, segundo as projeções da Bloomberg.

As expectativas estão altas e isso pode levar a desilusões se a OPEP e os seus parceiros não corresponderem.

CMC Markets

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reunirá na próxima semana, em Viena, para decidir acerca de um possível prolongamento dos cortes na produção de petróleo até março de 2018.

Parece que o único caminho para o petróleo são as subidas“, comenta um especialista da CMC Markets. “Muitos investidores estão a especular sobre o possível resultado da reunião da OPEP. As expectativas estão altas e isso pode levar a desilusões se a OPEP e os seus parceiros não corresponderem, mas não me parece que muitos estejam preparados para acarretar com o risco de isso se vir a verificar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inventários caem e OPEP levanta-se. Crude sobe acima dos 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião