Automóvel trava, mas crédito ao consumo mantém-se acima dos 500 milhões

Os portugueses recorreram menos ao crédito para comprar carro, em setembro. Foram buscar 218,7 milhões de euros em financiamento com essa finalidade, um mínimo de abril.

O mês de setembro foi marcado por uma travagem do recurso ao crédito para comprar carro, mas a concessão de crédito ao consumo manteve-se acima da fasquia dos 500 milhões de euros mensais. Dados do Banco de Portugal indicam que neste mês, os bancos e as instituições de crédito disponibilizaram em torno de 219 milhões de euros em crédito para a aquisição de automóveis. Este valor corresponde à fasquia mais baixa desde abril deste ano.

O financiamento para a compra de carro foi a única finalidade a registar uma quebra nos montantes da nova concessão, conduzindo à diminuição do total de crédito ao consumo concedido naquele mês, para 549,7 milhões de euros. Este valor corresponde a uma quebra de 2,7% face ao mês anterior, mas um aumento de 5,9% em termos homólogos.

Os 218,7 milhões de euros de crédito automóvel concedidos em setembro representam uma diminuição de 11,7% face ao valor verificado no mês anterior, mas um aumento também de 11,7% face ao período homólogo, com este tipo de crédito a manter-se como o principal motor do aumento da concessão de crédito ao consumo, este ano. Foram disponibilizados mais de dois mil milhões de euros em empréstimos com esse fim, nos primeiros nove meses deste ano. Mais 21% do que no mesmo período do ano passado.

Já o total do crédito ao consumo concedido ascendeu a 4.826 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, 12% acima do valor registado no mesmo período do ano passado.

Já na categoria de outros créditos pessoais, onde se incluem os financiamentos sem finalidade específica, para o lar, consolidado e outras finalidades, verificou-se uma subida da concessão em setembro, o que aconteceu pelo segundo mês consecutivo. Foram disponibilizados 226,8 milhões de euros com essa finalidade. Ou seja, mais 4% do que no mês anterior, mas menos 2,1% face ao período homólogo.

No que respeita ao segmento dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, a concessão ascendeu a 95,9 milhões de euros, em setembro. Isto representa um crescimento de 2,3% face ao mês anterior e um aumento de 13,9% em comparação com mesmo período do ano passado.

Por sua vez, o crédito pessoal com finalidade de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos — que mantém-se como o menos representativo — registou um aumento da concessão de 49%, entre agosto e setembro. De salientar que este período coincide com o arranque do ano escolar e com a aquisição de livros e material escolar, o que poderá justificar o aumento da concessão de crédito com essa finalidade. Mas comparando com o mesmo mês de 2016, também se registou uma subida de 14% no crédito com esse fim.

(Notícia atualizada às 12h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Automóvel trava, mas crédito ao consumo mantém-se acima dos 500 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião