Ganhos tímidos em Lisboa para terminar com pior ciclo em três semanas

Após fechar em baixa nas últimas quatro sessões, a bolsa nacional arranca em terreno positivo, com BCP, REN e EDP em grande plano. Lá por fora o sentimento também é favorável.

A bolsa de Lisboa abriu com ganhos tímidos esta terça-feira, isto depois de ter registado o pior ciclo em três semanas ao fechar em baixa por quatro sessões consecutivas. Ajudam o BCP, REN e a EDP, no dia em que são revelados os números do PIB nacional.

O principal índice português, o PSI-20, abriu a subir ligeiros 0,04% para 5.260,40 pontos, isto no dia em os investidores vão estar atentos à divulgação da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para a evolução da economia no terceiro trimestre do ano. Os economistas antecipam que o crescimento económico tenha abrandado face ao trimestre anterior.

No plano empresarial, destaque para as ações do BCP, REN e EDP. O banco liderado por Nuno Amado apresentou esta segunda-feira um lucro de 133 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, após prejuízos de 250 milhões no mesmo período de 2016 — as ações valorizam 1,19% para 0,2553 euros.

Na REN, depois de anunciar o preço do aumento de capital, as ações estiveram ontem sob pressão, mas estão agora a recuperar fôlego: avançam 0,43% para 2,59 euros. A gestora da rede elétrica vai vender as novas ações a 1,877 euros, colocando o preço teórico da ação após o aumento de capital de 250 milhões nos 2,5 euros.

Por fim, na EDP, António Mexia adiantou ao Jornal de Negócios que a elétrica vai entrar no Peru e está a analisar uma eventual entrada no mercado colombiano. As ações da cotada têm-se apresentado em baixo de forma nas últimas semanas, mas estão hoje em alta de 0,3% para 2,97 euros.

No total, apenas quatro cotadas nacionais estão a travar maiores ganhos em Lisboa, numa sessão que está a ser francamente positiva na Europa. A bolsa de Paris evidencia-se com uma subida de 0,4%, enquanto Frankfurt, Milão, Londres e Madrid tentam acompanhar o ritmo com ganhos menos acentuados.

“Apesar do recuo de ontem, continuamos a acreditar que existe uma probabilidade bastante razoável de se assistir, a curto prazo, a uma subida generalizada das yields soberanas europeias”, dizem os analistas do BPI. “Neste contexto, de referir que hoje Mario Draghi irá estar presente num importante fórum organizado pelo BCE (…). As palavras de Draghi poderão ser um catalisador para os mercados da dívida e assim poderão ditar a tendência das yields durante o dia de hoje”, referem.

"Apesar do recuo de ontem, continuamos a acreditar que existe uma probabilidade bastante razoável de se assistir, a curto prazo, a uma subida generalizada das yields soberanas europeias. Neste contexto, de referir que hoje Mario Draghi irá estar presente num importante fórum organizado pelo BCE (…). As palavras de Draghi poderão ser um catalisador para os mercados da dívida e assim poderão ditar a tendência das yields durante o dia de hoje.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

(Notícia atualizada às 8h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganhos tímidos em Lisboa para terminar com pior ciclo em três semanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião