Desemprego espanhol sobe. Catalunha é a região que mais sofre

  • ECO e Lusa
  • 3 Novembro 2017

Catalunha foi a região espanhola onde o desemprego mais cresceu em outubro. Em geral, o número de desempregados nesse país registou um aumento de 56.844 pessoas em relação a setembro.

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos espanhóis de emprego registou em outubro um aumento de 56.844 pessoas em relação ao mês anterior, alcançando um total de 3.467.026. Segundo o El País, a região mais afetada (em termos absolutos) por esta tendência foi a Catalunha, com mais 14.698 pessoas sem emprego do que em setembro.

Segundo os dados publicados, esta sexta-feira, em Madrid pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social de Espanha, em comparação com um ano antes, o número de desempregados diminuiu 297.956.

O desemprego mensal só diminuiu no setor da construção civil (menos 5,190) e entre aqueles que procuram o primeiro emprego (menos 173), tendo aumentado no setor dos serviços (+50,985), na agrícola (+9,194) e na indústria (+2,028).

Por outro lado, o número médio de pessoas inscritas nos serviços de Segurança Social espanhóis registou um aumento de 94.368 pessoas em outubro em relação ao mês anterior, tendo alcançado as 18.430.529 de pessoas ocupadas.

Apesar do aumento do desemprego, o número de inscritos na Segurança Social também revela um aumento do emprego — mais 94.368 pessoas face ao mês anterior, para atingir um total de mais de 18 mil pessoas ocupadas. Como sublinha o CincoDías (conteúdo em espanhol), apesar de estes dados serem piores do que o registado há um ano, este é o terceiro melhor registo da série do Ministério do Emprego que teve início em 2001. Quando os dados são expurgados de sazonalidade, o emprego melhora em cem mil pessoas, algo que não se via desde o primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego espanhol sobe. Catalunha é a região que mais sofre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião