Reservas hoteleiras em Barcelona caem 30%

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Outubro 2017

A diminuição nas reservas começou a observar-se na semana antes do referendo independentista e acentuou-se após o mesmo. Além disto, três cruzeiros turísticos já cancelaram a sua escala na cidade.

Após dois atentados e dias seguidos de turbulência política e social, Barcelona está a sentir nos números do turismo o que tantos receavam. As reservas hoteleiras estão em queda, com o mês de outubro a registar uma diminuição entre os 20% e os 30%. Para além disto, três cruzeiros turísticos já cancelaram a sua escala na cidade catalã.

Fontes do setor hoteleiro citadas pelo El País afirmam que a diminuição nas reservas começou a observar-se na semana antes do referendo independentista e acentuou-se após o mesmo. O mesmo efeito foi sentido depois dos atentados de agosto, mas desapareceu uma semana depois — mais rápido do que em outras cidades que também sofreram com atos terroristas.

E, ainda que Barcelona se tenha transformado num dos destinos favoritos dos turistas nos últimos anos pelos seus preços baixos e ligações aéreas frequentes, o maior golpe está a ser dado pelos grupos e pelos clientes corporativos. É o caso da Eurochambers, a associação de Câmaras de Comércio e Indústria da Europa, que suspendeu o seu congresso devido à instabilidade política.

O caso dos três cruzeiros que mudaram a escala para Valência também mostra as dúvidas em torno da estabilidade da cidade. Os hotéis estão já a deixar avisos nos quartos a explicar que a cidade continua a funcionar dentro da normalidade e que é seguro passear e organizar eventos na mesma.

O processo de independência foi suspenso pelo governador da Catalunha, mas Madrid já pediu ao mesmo que confirme se este é para seguir ou não. Entretanto, já são mais de 30 as empresas que decidiram retirar a sua sede social da zona, uma debandada que poderá custar à região 50% do seu PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reservas hoteleiras em Barcelona caem 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião