Le French Tech: uma ponte-hub entre Paris e Lisboa

Chegou a Portugal uma comunidade francesa de startups que pretende apostar no mercado português por considerá-lo um dos maiores ecossistemas empreendedores do mundo.

Portugal continua a conquistar pelas suas qualidades nas mais diversas áreas. Desta vez foi a França que não resistiu aos encantos lusos e decidiu apostar no mercado português. A French Tech é uma rede global de investidores franceses que chegou esta terça-feira a Lisboa e pretende levar startups portuguesas para o país da Torre Eiffel. Mas não só: outra das missões da organização é dar a conhecer as startups francesas no resto do mundo, ajudando-as a internacionalizar-se e a obter investimento.

O que é a French Tech?

Muito simples: é uma espécie de organização francesa, apoiada pelo Governo e constituída por investidores e empreendedores daquela nacionalidade, que pretendem levar as startups francesas aos vários cantos do mundo. E que, no capítulo português, French Tech Lisbon, quer mostrar às startups portuguesas como os seus mercados são uma boa aposta na área do empreendedorismo.

A French Tech Lisboa é uma network composta por empreendedores e profissionais franceses ou falantes de francês e que pretende contribuir para o crescimento das empresas de origem francesa constituindo-se como uma ponte entre os ecossistemas tecnológicos. Investidores Franceses estarão à procura de novas oportunidades e França pode ser um hub para as startups portuguesas que desejem crescer a nível internacional.

Remi Charpentier

Co-fundador da French Tech Lisbon

Atualmente, a rede está presente em mais de 35 cidades, entre elas Barcelona, Londres e Berlim. Mas pretende expandir-se a muitos mais. Portugal foi escolhido e, em parte, tem de agradecer ao Web Summit. Com a chegada do evento a território português, a French Tech viu em Portugal um potencial mercado de aposta.

Estamos entusiasmados por lançar agora a French Tech em Lisboa. A capital portuguesa é um dos ecossistemas empreendedores mais enérgicos em todo o mundo“, diz Remi Charpentier, cofundador da French Tech Lisbon. Nos últimos três anos, o país tornou-se num dos ecossistemas empreendedores mais dinâmicos da Europa.

cada vez mais empresas francesas a investirem em Portugal, sendo que o número tem vindo a crescer de forma exponencial. Estima-se que vivam em Portugal cerca de 30 mil cidadãos de nacionalidade francesa, sobretudo em Lisboa e no Porto. Tudo isto leva a esta vontade de união entre os dois países, numa parceria sólida de empreendedorismo. O país francês é o segundo maior investidor direto estrangeiro em Portugal, atrás da Espanha, com 600 empresas francesas afiliadas, o que representa um total de 19% de todas as afiliadas internacionais.

A estratégia do Governo francês para ser uma nação startup pretende tornar França num dos parceiros mais ativas criando diversas sinergias com uma vasta network French Tech presente em mais de 30 cidades e 22 hubs acreditados e doze comunidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Le French Tech: uma ponte-hub entre Paris e Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião