Schäuble alerta para riscos de nova crise financeira mundial

  • ECO
  • 8 Outubro 2017

O ministro alemão cessante alerta para os elevados níveis de endividamento, na acumulação excessiva de liquidez e no crédito malparado grandes riscos para a economia mundial.

Wolfgang Schäuble vê no elevado nível de dívida pública e privada, bem como na acumulação de liquidez, grandes riscos para a economia global. A situação do setor financeiro, sobretudo no que toca ao crédito malparado, também não é animadora. Em entrevista ao Financial Times (acesso pago), e nas vésperas de deixar o cargo de ministro das Finanças da Alemanha, que manteve durante quase uma década, Schäuble diz que há perigo de “novas bolhas” se formarem, resultado dos biliões de dólares que os bancos centrais injetaram nas economias.

“Os economistas por todo o mundo estão preocupados com o risco crescente que resulta da acumulação de cada vez mais liquidez e do aumento da dívida pública e privada. Eu também estou preocupado com isso”, disse ao jornal britânico.

Nesse sentido, a prioridade da zona euro deve ser “reduzir estes riscos, que ainda estão demasiado elevados (…). Temos de assegurar que seremos suficientemente resilientes se voltarmos a enfrentar uma nova crise económica. Não teremos sempre momentos económicos tão positivos como o que vivemos agora“.

Por outro lado, o ministro cessante vê no desempenho da economia alemã a confirmação de que as suas políticas de austeridade são as mais corretas. [A palavra austeridade] é uma forma anglo-saxónica de descrever uma política de solidez orçamental, que não vê défices mais altos como uma coisa boa”. A Alemanha, com a economia a crescer, a procura interna e o investimento a aumentarem e o desemprego num dos níveis mais baixos de sempre, confirma que “seguir as regras” e evitar défices é o caminho certo, considera Schäuble.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schäuble alerta para riscos de nova crise financeira mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião