Novo Banco já conseguiu 73,4% do objetivo da oferta de recompra de dívida

Os credores do Novo Banco já aceitaram trocar 4,6 mil milhões de euros em obrigações. Este valor representa 73,4% do objetivo definido pela instituição para o sucesso da operação.

Os credores do Novo Banco já aceitaram trocar 4,6 mil milhões de euros em obrigações. Este valor representa quase 75% do objetivo definido pela instituição para o sucesso da operação de recompra de dívida lançada há dois meses.

O banco liderado por António Ramalho pretende recomprar cerca de 6,2 mil milhões de euros em dívida. Esta é a condição de sucesso da operação que, em última instância, vai permitir a concretização da venda da instituição ao fundo Lone Star.

Até ao momento, estão já na posse do Novo Banco obrigações no valor nominal de 4.603 milhões de euros, correspondentes a 73,4% do objetivo, informa o banco em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Ou seja, falta recomprar obrigações num montante de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

Em detalhe, o Novo Banco explica que obteve obrigações no montante nominal de 4.075 milhões de euros através da aprovação das 16 linhas de dívida que foram a votação nas duas Assembleias Gerais já realizadas, a última das quais terminou esta manhã em Londres. A primeira reunião aconteceu a 8 de setembro e na altura apenas 37% do objetivo estava garantindo.

Paralelamente, além do montante conseguido com a aceitação compulsiva da oferta nas duas AG, outra parte foi obtida através da adesão voluntária dos investidores nas últimas semanas, permitindo elevar assim para os 4,6 mil milhões de euros o total que o Novo Banco já conseguiu recomprar.

O banco de transição lembra que os credores que ainda não aceitaram vender as suas obrigações poderão fazê-lo até às 18h00 da próxima segunda-feira, dia 2 de outubro. Encontram-se ainda abertas 20 linhas.

(Notícia atualização às 15h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco já conseguiu 73,4% do objetivo da oferta de recompra de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião