Bolsa de Lisboa arranca no vermelho. BCP e energia pressionam

O PSI-20 arrancou a semana em queda, condicionado pelo resultado das eleições na Alemanha. O BCP, bem como as cotadas do universo EDP e a Jerónimo Martins são as que mais condicionam o índice.

A praça bolsista lisboeta arrancou a semana com o pé esquerdo, com o PSI-20 a registar perdas ligeiras. O resultado das eleições legislativas na Alemanha que ditou uma nova maioria, mas muito mais curta ao partido de Angela Merkel, está a condicional a negociação bolsista tanto em Lisboa como no resto da Europa.

O PSI-20 abriu a sessão a desvalorizar 0,05%, para os 5.307,67 pontos, com o BCP, as cotadas do universo EDP e a Jerónimo Martins a ditarem o rumo do índice bolsista nacional. No resto da Europa, o arranque da semana também é marcado por perdas, que são transversais à generalidade dos índices. O Dax alemão abriu a perder 0,15%, para os 12.573,35 pontos, um dia depois de as legislativas germânicas terem ditado uma vitória de Angela Merkel, mas com uma minoria que irá obrigar a uma coligação para cumprir o quarto mandato, sendo que Martin Schulz vai agora fazer parte da oposição. O euro também segue no vermelho. A moeda única desliza 0,29%, para os 1,1917 dólares.

“Tal como esperado, o partido da Chanceler Merkel, a CDU-CSU, ganhou as eleições com quase 33% dos votos. Todavia, a tarefa da Chanceler no período pós-eleições será bastante árdua”, diz o BPI no diário de bolsa desta segunda-feira.

Por cá, as ações do banco liderado por Nuno Amado arrancaram a perder 0,48%, para os 23,01 cêntimos, isto no dia em que é noticiado que os bancos portugueses poderão ter direito de preferência na compra de ativos problemáticos do Novo Banco. Segundo o Negócios (acesso pago), a proposta feita pelas instituições financeiras terá sido bem aceite pelo Banco de Portugal.

Por sua vez a EDP e a EDP Renováveis deslizam 0,22% e 0,43%, respetivamente, para os 3,19 e 7,169 euros. O recuo das ações d EDP acontece no mesmo dia em que o jornal espanhol Cinco Días noticia que a China Three Gorges está reticente em relação a uma eventual fusão entre a elétrica portuguesa e a Gas Natural. Já a Jerónimo Martins perde 0,45%, para os 16,45 euros por ação.

Nota positiva para as ações da Galp Energia que avançam 0,27%, para os 14,94 euros, seguindo em contraciclo com as cotações do petróleo nos mercados internacionais. No meso sentido, segue o CTT, cujos títulos valorizam 0,24%, para os 5,06 euros.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa arranca no vermelho. BCP e energia pressionam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião