Morreu Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal

  • Lusa
  • 24 Setembro 2017

Manuel Martins, que chegou a ser conhecido por “bispo vermelho”, foi o primeiro bispo de Setúbal, nomeado em 1975.

O bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje, aos 90 anos, informou a Diocese de Setúbal. Conhecido por “bispo vermelho”, foi o primeiro bispo de Setúbal, nomeado em 1975.

Um comunicado da Diocese de Setúbal informou que Manuel Martins “faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus familiares e após receber a Santa Unção” de um pároco local, sem referir o local da morte.

As exéquias fúnebres de D. Manuel Martins celebram-se na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, pelas 15h00, no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos – Porto).

O corpo do Senhor D. Manuel estará em câmara ardente no Mosteiro, a partir de amanhã, dia 25 de setembro, entre as 9h00 e as 24h00, e terça-feira, dia 26, entre as 9h00 e as 12h00. Segundo o desejo expresso pelo próprio D. Manuel Martins, será sepultado junto dos seus pais no cemitério junto ao Mosteiro de Leça do Balio.

Manuel Martins chegou a ser conhecido por “bispo vermelho”, durante a crise dos anos 80, pelas denúncias que fez de situações de pobreza e de fome na região.

Nascido em 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, Matosinhos, Manuel da Silva Martins estudou no seminário do Porto e, mais tarde, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi pároco de Cedofeita, nos nove anos de exílio do bispo do Porto António Ferreira Gomes (1960-1969), durante o Estado Novo, e foi vigário geral após o regresso do prelado.

Em 1975, um ano após o 25 de Abril de 1974, foi o ano da nomeação de Manuel Martins para bispo da diocese de Setúbal, de onde só saiu 23 anos depois, em 1998.

Foi presidente da comissão episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, e da secção portuguesa da Pax Christi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião