Governo vai gastar sete milhões para modernizar torpedos

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

A "imprescindível" modernização de torpedos estará a cargo da empresa Leonardo Defence Systems e custará ao Estado mais de 7 milhões de euros.

A modernização de torpedos para a Marinha portuguesa vai custar aos cofres do Estado cerca 7,071 milhões de euros sem IVA. A compra foi publicada esta quinta-feira em Diário da República, num despacho datado de agosto. A despesa vem no sentido de “permitir a continuação e incremento da operacionalidade e uso deste meio de defesa dos submarinos”, conforme de pode ler no documento oficial.

A aquisição autorizada por Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, contempla a modernização de torpedos de combate Black Shark para submarinos da classe “Tridente”. A operação terá de passar ainda por aprovação do Tribunal de Contas.

A compra, considerada como “imprescindível”, será paga em três prestações anuais. Ainda este ano serão pagos quase 2,4 milhões de euros. No ano seguinte, a prestação prevista será de 682.500 euros, e em 2019 a última tranche será de 4 milhões de euros.

A escolha da Leonardo Defence Systems deve-se ao facto de ser “a única entidade detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências técnicas exigidas para o estudo, desenvolvimento e implementação do conjunto de modificações inerentes à modernização em apreço”.

A decisão de compra dos submarinos da classe “Tridente” data de 1998. Os equipamentos apenas foram entregues em 2009 (submarino Tridente) e em 2010 (submarino Arpão). A contratação foi estabelecida em 2004 com o German Submarine Consortium, cujo valor ascendeu aos 880 milhões de euros e foi alvo de investigações por suspeitas de tráfico de influências e corrupção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai gastar sete milhões para modernizar torpedos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião