BCP puxa por Lisboa. Juros continuam a cair

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Setembro 2017

O PSI-20 iniciou a sessão em terreno de ganhos, com o BCP a avançar mais de 2%. Os juros portugueses mantêm prego a fundo em direção a mínimos de setembro de 2015.

A decisão da Standard & Poor’s continua a ter impacto na bolsa e nos juros portugueses. O principal índice bolsista faz a dobradinha da semana, ao abrir em terreno positivo, com o BCP a tomar a liderança dos ganhos. No mercado obrigacionista, os juros da dívida portuguesa continuam em queda, com a taxa associada às Obrigações do Tesouro a dez anos a renovar mínimos de setembro de 2015.

O PSI-29 abriu a valorizar 0,14%, impulsionado pelos ganhos do BCP e da Jerónimo Martins. O único banco a negociar no principal índice português avançava 1,41% para 0,2297 euros no início da sessão, tendo já alargado ganhos para mais de 2%. A retalhista Jerónimo Martins avançava 0,36% para os 16,63 euros.

Quando 12 cotadas negociavam no verde, quatro no vermelho e duas inalteradas, o destaque negativo vai para o setor energético, com a EDP, a EDP Renováveis e a Galp Energia a marcar o índice de vermelho. Ainda que tenha iniciado a sessão a valorizar 0,30%, rapidamente reverteu para perdas, continuando o percurso que seguiu na sessão anterior — em que caiu 2,52%. Segue agora a desvalorizar 0,09%.

A queda da petrolífera portuguesa é ainda mais expressiva, no dia esta desconta o dividendo intercalar aos seus acionistas. Com este desconto de 25 cêntimos, as ações seguiam a descer 0,36% para 14,19 euros. A EDP Renováveis seguia também a cair 0,24% para 7,07 euros.

Lisboa é, desta forma, a única praça europeia a negociar em terreno positivo, beneficiando ainda do “efeito S&P”. O espanhol IBEX-35 segue a perder 0,02%, o italiano CAC-40 cede 0,16% e o alemão DAX cai 0,11%. O índice agregador Stoxx 600 segue a perder 0,17%.

Os juros da dívida portuguesa continuam em queda, com a taxa associada às Obrigações do Tesouro a dez anos a marcar 2,39%, o valor mais baixo desde setembro de 2015.

(Notícia atualizada às 8h44 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP puxa por Lisboa. Juros continuam a cair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião