“Vamos propor alterações por forma a que eventos desportivos não coincidam com dias eleitorais”

  • Lusa
  • 14 Setembro 2017

O Governo relembra a recomendação da Comissão Nacional de Eleições sobre a não marcação de eventos desportivos em dia de eleições.

O Governo lembrou esta quinta-feira a recomendação da Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre eventos desportivos em dia de eleições, sublinhando que a ponderação sobre a matéria deve incidir em garantir “maior liberdade de tempo” para os cidadãos votarem.

“Há uma recomendação da CNE, naturalmente sem valor de imposição, não é obrigatório que seja seguida, mas até foi seguida durante muitos atos eleitorais“, assinalou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, falando em conferência de imprensa no final da reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros.

Questionada sobre a reação do PSD, que considerou um “insulto aos portugueses” e uma “manobra de diversão” a intenção de o Governo apresentar uma lei que proíba jogos de futebol em dias de eleições, a ministra diz “não perceber” essa reação “tendo em conta essa ser uma recomendação da CNE” que, recordou, “não é um órgão do Governo”.

O Governo está a preparar alterações ao Regime Jurídico das Federações Desportivas, de forma a proibir eventos desportivos em dias de eleições, disse esta quinta-feira à agência Lusa o secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEDJ).

“No desporto existe um regime jurídico das federações desportivas e é a esse regime jurídico que vamos propor alterações por forma a que eventos e espetáculos desportivos, sublinho desportivos, não coincidam com dias eleitorais“, declarou João Paulo Rebelo.

O SEDJ lembrou que as recomendações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que não haja coincidência de espetáculos desportivos em dias de eleições “não têm sido atendidas“, admitindo que o Governo quer reforçar essas recomendações.

Para o próximo dia 1 de outubro, data de eleições autárquicas, estão marcados quatro jogos da I Liga de futebol, caso do ‘clássico’ entre Sporting e FC Porto, às 18h, mas também Marítimo-Benfica (20h15), Sporting de Braga-Estoril-Praia (16h00) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20h30).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vamos propor alterações por forma a que eventos desportivos não coincidam com dias eleitorais”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião