Coleção Miró exibida pela primeira vez no Palácio da Ajuda

  • Lusa
  • 3 Setembro 2017

É já esta quinta-feira, dia 7 de setembro, que todas as 85 peças da Coleção Miró vão poder ser vistas pela primeira vez em Lisboa, depois de uma passagem pela Fundação Serralves.

EPA/WALTER BIERI

Foi no Palácio da Ajuda que a Coleção Miró encontrou “espaço para respirar”, segundo o comissário, Robert Lubar Messeri. Numa visita guiada, o curador da mostra já exibida na Casa de Serralves, no Porto, entre outubro de 2016 e junho deste ano, lembrou que naquele museu não foram apresentadas sete obras por falta de espaço.

Intitulada “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, a mostra recebeu em Serralves um total de 240.048 visitantes, segundo fontes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da Fundação de Serralves, que organizaram conjuntamente a viagem da coleção até Lisboa.

“Devido a limitações de espaço só apresentámos 78 peças em Serralves, e na Ajuda mostramos a totalidade da coleção, porque tem mais espaço para respirar, o que é muito importante”, referiu Messeri sobre o conjunto criado pelo artista catalão proveniente do antigo Banco Português de Negócios (BPN).

Miró estava sempre a testar os limites dos materiais e das suas obras.

Robert Lubar Messeri

Comissário

O especialista mundial na obra de Miró disse à Lusa que “foi possível criar paredes e distribuir o espaço de acordo com o critério expositivo: a primeira parte prepara o público para a forma como Miró usava os materiais, por vezes pouco ortodoxos“. “Nas salas seguintes vem a parte chamada Metamorfose, apresentada não apenas nas mudanças das figuras usadas pelo artista, mas também nos objetos, desde a colagem, a pintura e os têxteis. Miró estava sempre a testar os limites dos materiais e das suas obras”, referiu o comissário.

Relativamente às peças que não foram exibidas em Serralves, Robert Lubar Messeri disse que se trata de um conjunto de peças mais pequenas, em papel, criadas nos anos 1960 e 1970. “São maravilhosas, mas não mostrámos porque havia limitações de espaço”, explicou, acrescentando que esta exposição é apresentada de forma temática e não cronológica.

Sobre as expectativas do interesse do público em Lisboa, Messeri disse que são maiores, porque se trata da capital: “É uma extraordinária oportunidade para o público ver a coleção Miró de forma profunda, já que abrange desde 1924 até perto de 1983, quando o artista faleceu. É uma coleção realmente muito representativa”.

Na opinião de Robert Lubar Messeri, “a maioria do povo português quer que a coleção fique no país, pois esta coleção de arte é extraordinária, uma verdadeira riqueza para Portugal, que tem atraído cada vez mais turismo internacional”. “Miró é um dos artistas mais importantes de todos os tempos. É uma questão subjetiva em termos de avaliação, mas na arte do século XX, os três maiores artistas são Picasso, Matisse e Miró. Ao ter mantido a coleção, Portugal fica colocado como um país que apoia a arte moderna e contemporânea”, sublinhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coleção Miró exibida pela primeira vez no Palácio da Ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião