Academia de Código_Junior: Programação para escolas de todo o país

  • ECO
  • 28 Agosto 2017

Projeto da startup Academia de Código disponibiliza 50.000 vagas gratuitas para estudantes do 1º e 2º ciclos e pretende colocar Portugal mais perto de países como Finlândia, Inglaterra e Irlanda.

A Academia de Código deixou de ser apenas uma coisa “para graúdos”. Agora, a startup portuguesa acaba de criar a <Academia de Código_Júnior>, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação e pretende levar o ensino gratuito de Programação a alunos dos seis aos 12 anos de praticamente todo o país.

A iniciativa disponibiliza uma plataforma para alunos e professores, com conteúdos inspirados nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas tais como vídeos, jogos, debates e programação que abrangem temas relacionados com tecnologia, energias renováveis, preservação ambiental e igualdade de género, entre outros.

As escolas que pretendam juntar-se ao projeto devem dispor de computadores ligados à internet (um equipamento para dois estudantes). Os professores terão uma formação acreditada de 25 horas para acompanhar os alunos. Das 50.000 vagas disponíveis, a <Academia de Código> avança que já foram preenchidas 20.000, num total de 150 escolas.

A iniciativa <Academia de Código_Júnior> começou como um projeto-piloto em escolas de Lisboa, com aulas de programação informática, com o intuito de combater o insucesso escolar. Segundo um estudo desenvolvido pela Nova SBE, os estudantes progrediram no seu raciocínio lógico e nas notas de Matemática. Em 2016, um novo projeto-piloto foi aplicado em escolas do Fundão, Sta. Maria de Lamas, Lisboa, bem como em Itália, Grécia e Polónia.

Em dois anos de existência, a <Academia de Código> afirma dispor de uma taxa de empregabilidade de 94%. Num contexto de uma crescente procura de programadores, a startup já passou pelo currículo de mais de 5.000 crianças através do projeto <Academia de Código_Júnior>. O programa já recebeu dois prémios, nomeadamente o primeiro Título de Impacto Social em Portugal e no Sul da Europa e um World Summit on the Information Society (WSIS) Prize 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Academia de Código_Junior: Programação para escolas de todo o país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião