Bolsa de Lisboa avança com recuperação na Europa

INE revela números preliminares do PIB esta manhã. Analistas esperam crescimento à volta de 3%. PSI-20 avança em linha com ganhos na Europa. Liquidez vai ser reduzida, avisa BPI.

A economia portuguesa terá crescido mais de 3% no segundo trimestre do ano e, à espera dessa confirmação pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta manhã, a bolsa de Lisboa inicia a semana em terreno positivo, em linha com os principais índices europeus.

O PSI-20, o principal índice português, ganha 0,34% para 5.219,10 pontos. Recupera de parte da queda de 1% registada na sexta-feira, com as ações do BCP, EDP e Jerónimo Martins em maior destaque. O banco soma mais de 1%. Já a elétrica e a retalhista apresentam-se em alta mais ligeira, de 0,3% e 0,4%, respetivamente.

“Prevê-se que esta seja uma semana bastante tranquila em termos de atividade, já que muitos investidores se encontram em férias. Apesar de amanhã ser feriado, a bolsa nacional irá negociar de forma habitual”, referiram os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa.

Entre as 13 cotadas que seguem acima da linha de água, destaque ainda para as ações dos CTT, que ganham 1,98% para 5,45 euros, depois de o JPMorgan ter melhorado a recomendação sobre o título para para “Neutral” com uma avaliação de 5,5 euros. Seria o melhor desempenho em Lisboa não fossem os papéis da Pharol, que ganham 3,97% para 0,314 euros, depois da queda de 7% registada na sexta-feira.

Entretanto, lá por fora, depois de uma semana de vendaval vendedor por causa da escalada do risco com a troca de palavras entre Washington e Pyongyang, a semana inicia-se de forma relativamente mais otimista, com as praças de Frankfurt, Madrid, Paris e Londres a evidenciarem ganhos entre 0,4% e 0,8%.

“Depois de na semana a escalada de tensão entre os EUA e a Coreia Norte ter subido para níveis sem precedentes, os receios geopolíticos neste primeiro dia de semana parecem ter diminuído. (…) Tradicionalmente, a semana de 15 de agosto é a segunda menos transacionada do ano, só precedida pela semana do Natal. Contudo, dada a situação geopolítica e dado o nível de alerta dos investidores, a diminuição do volume poderá ser menos expressiva do que nos anos anteriores”, notam os analistas do BPI.

"Tradicionalmente, a semana de 15 de agosto é a segunda menos transacionada do ano, só precedida pela semana do Natal. Contudo, dada a situação geopolítica e dado o nível de alerta dos investidores, a diminuição do volume poderá ser menos expressiva do que nos anos anteriores.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

(Notícia atualizada às 8h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa avança com recuperação na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião