Montepio dispara 99% após OPA da Associação Mutualista

Unidades de participação do Montepio Geral disparam na bolsa depois de a Associação Mutualista ter lançado uma oferta para comprar títulos por um euro cada.

As unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral disparam quase 100% na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Associação Mutualista Montepio Geral para tirar o banco de bolsa com uma contrapartida de um euro por unidade.

Os títulos do Montepio valorizam 98,99%% para 0,989 euros no arranque da sessão desta quarta-feira, cotando-se assim 1,1 cêntimos aquém do preço oferecido pela associação mutualista que é o acionista único do banco.

A sessão está a ser marcada por um forte apetite comprador em torno do Montepio: já foram trocados mais de 1,4 milhões de unidades de participação em apenas duas horas de negociação, um volume sete vezes superior à média diária dos últimos 12 meses.

A Associação Mutualista vai pagar um euro por cada unidade de participação da Caixa Económica MPIO 0,00% , o que avalia esta oferta em mais de 100 milhões de euros. Paga um prémio de quase 100% face ao fecho desta terça-feira. A contrapartida que a entidade oferece por cada unidade do banco é igual ao valor a que estes títulos foram vendidos numa primeira fase a investidores de retalho. Ou seja, os pequenos investidores que compraram estas unidades nos balcões do Montepio não perdem dinheiro na OPA.

Esta operação acontece antes de estas unidades de participação serem transformadas em ações, perante a passagem do banco mutualista a sociedade anónima, o que permitirá abrir o capital da instituição financeira a novos investidores.

Foi em dezembro de 2013 que as unidades de participação do banco Montepio começaram a negociar em bolsa. Os 23.916 pequenos investidores deram um euro por cada título — a maioria comprou até mil unidades, mas mais de 200 aplicaram mais de 100 mil euros. Agora estas unidades vão ser transformadas em ações que deixarão de estar cotadas na bolsa se a OPA for bem-sucedida.

Para Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista, a OPA sobre o Montepio é “um importante passo para dar corpo à estratégia de tornar a Caixa Económica Montepio Geral na Instituição Financeira da Economia Social, podendo assim contribuir ativamente para o desenvolvimento do país”.

(Notícia atualizada às 10h07 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio dispara 99% após OPA da Associação Mutualista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião